A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) foi finalista no 22º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, conquistando o terceiro lugar na categoria “Campanha Institucional de Interesse Público”. A solenidade de entrega foi realizada no Clube Náutico, em Fortaleza, no encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom 2024).
O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça teve a inscrição de 340 trabalhos das Instituições do Sistema de Justiça de todo o país em 13 categorias. A categoria em que a DPMG foi finalista foi a mais disputada, com 48 projetos inscritos.
A Defensoria de Minas concorreu com o projeto “Setembro Verde – Cidadania se faz com inclusão e respeito”. A campanha foi feita numa parceria entre a Assessoria de Comunicação e Cerimonial, a Coordenadoria Estadual e Promoção da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, os clubes de futebol Atlético, Cruzeiro e América e os estádios Mineirão e Arena MRV.
Em ações realizadas durante os jogos nos estádios foi levada a mensagem da importância da disseminação e do respeito aos direitos da pessoa com deficiência em todas as instâncias e espaços. O material reuniu exibição de vídeos nos telões, faixa no gramado e articulação que resultou na criação do Camarote da Inclusão, no Mineirão. A participação ativa dos clubes de futebol, com grande visibilidade, reforçou o alcance e o impacto da campanha junto à sociedade.
Os outros dois finalistas da categoria “Campanha Institucional de Interesse Público” foram o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), com o projeto “Adoções Possíveis” (1º lugar); e o Tribunal Superior do Trabalho (TST), com o projeto “Gente que Inspira – Jovens” (2º lugar).