A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Unidade em Ponte Nova, dará início, a partir de fevereiro, a atendimentos à população nos bairros do município. Durante todo o ano de 2024, uma vez por mês, às sextas-feiras, a Defensoria Pública estará presente nas localidades, prestando atendimento jurídico, especialmente nas áreas cível, família e sucessões, e saúde.
O projeto “Defensoria em seu Bairro” faz parte do Planejamento Estratégico 2023-2025 e tem o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias, da DPMG. Visa promover a prática de atividades extrajudiciais, priorizando o uso de métodos alternativos de solução de conflitos, e dar acesso à ordem jurídica justa, concretizando a cidadania das pessoas vulnerabilizadas, com a adoção de agenda para realização de itinerantes e mutirões.
O objetivo é aproximar a Defensoria Pública de suas assistidas e seus assistidos, levando atendimento aos bairros mais vulnerabilizados do município de Ponte Nova, buscando facilitar o acesso da população aos serviços prestados pela instituição, possibilitando a educação em direitos.
Inicialmente, o cronograma prevê que os atendimentos sejam nos seguintes locais:
- 23 de fevereiro de 2024 – Praça da Escola Senador Miguel Lana – Ponte Nova/MG.
- 22 de março de 2024 – Rua João Pinto de Godoy, 685, Vau Açu – Ponte Nova/MG.
Nos meses subsequentes, a prestação de serviço também irá abranger os bairros: São Geraldo; Pacheco; Triângulo; Pontal; Ana Florência; Santo Antônio e Rasa, com as datas a serem definidas.