Nesta sexta-feira (10/2), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da Escola Superior (Esdep-MG), realizou o evento online “Encontro da Câmara de Família”. O evento foi transmitido pelo canal da DPMG no Youtube – c/defensoriamineira.
As discussões foram pautadas em três temas: A Resolução Extrajudicial nos Conflitos de Família – Desafios; a Padronização dos procedimentos utilizados nos Centros de Conciliação; e Conciliações.
A defensora pública Fernanda de Souza Saraiva, coordenadora da Câmara de Estudo de Tutela das Famílias, fez a abertura ressaltando a importância do trabalho desenvolvido pela Câmara no processo de conciliação.
A palestrante e advogada Beatriz Bovendorp, do Instituto para o Desenvolvimento Democrático – IDDE, discorreu sobre o lugar da defensora e do defensor público quando se trata de situação que envolve o conflito familiar e a importância deste profissional atuar visando a resolução extrajudicial, tornando a conciliação menos conflitante.
Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser, defensora pública e coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProc), da DPMG, explicou o processo e os recursos utilizados para que haja a padronização dos procedimentos utilizados nos Centros que Conciliação, que possibilitam identificar e resolver os problemas.
Já a defensora pública em atuação na unidade da DPMG em Ituiutaba, Mônica Costa, discorreu sobre a forma de realização da conciliação por meio do diálogo. “A vantagem que eu vejo das conciliações é porque ela leva essa cidadania, essa justiça para as pessoas. Porque quando a gente faz essas conciliações, conseguimos resolver de uma forma rápida e desburocratizada o conflito”, afirma.
Clique aqui para assistir.