Dando início às inaugurações de novas instalações de três unidades na região Norte do estado, a Defensoria Pública de Minas Gerais inaugurou, nesta quarta-feira (1º/9), a nova sede da Instituição em Janaúba.
Próxima ao fórum e contando com espaços mais amplos, as novas instalações oferecem melhores condições de atendimento e acessibilidade para as assistidas e assistidos e estrutura mais adequada ao trabalho das defensoras e defensores públicos de Janaúba.
A unidade conta também com sala de conciliação e mediação, resultado do investimento da DPMG voltado para a solução extrajudicial dos litígios e para a pacificação social.
A iniciativa dá continuidade à política institucional de instauração de unidades melhor estruturadas e custeadas com recursos próprios, visando à padronização do atendimento da Defensoria Pública, em um conceito de humanização e dignidade do atendimento ao cidadão vulnerável.
Pronunciamentos
Em seu pronunciamento, o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, salientou a competência e compromisso das defensoras e defensores públicos que atuam no Norte de Minas Gerais.
Lembrou que logo no início da pandemia, a coordenadora local em Janaúba, defensora pública Claudijane dos Santos Gomes, informou que ela e os colegas da unidade não deixariam de atender presencialmente os assistidos. “Foi um exemplo que impulsionou e orientou nossa normativa interna de respeitar as particularidades de cada unidade, especialmente naquele momento peculiar”, observou.
Gério Soares destacou a importância da presença das pessoas na cerimônia de inauguração de “uma sede com melhores condições de atender os assistidos que vêm buscar aqui um alento, sua voz e vez e, principalmente, seus direitos”.
O defensor-geral cumprimentou e registrou nominalmente a presença de todos, agradecendo a parceria com a Defensoria Pública. Também renovou os votos de parceria da DPMG e o compromisso da Instituição de melhorar cada vez mais as instalações e o quadro de apoio.
O coordenador da Regional Norte, defensor público Cláudio Fabiano Pimenta, ressaltou a importância da cerimônia de inauguração, um “momento de valorização do reconhecido trabalho dos colegas defensores de Janaúba”.
O avanço das instalações da unidade também foi mencionado pelo coordenador regional. “A sede bem estruturada nos proporciona prestar assistência jurídica integral e gratuita aos hipossuficientes de forma mais condizente com as necessidades deles”, afirmou.
A coordenadora local em Janaúba, defensora pública Claudijane dos Santos Gomes, manifestou sua alegria por, mesmo neste momento de pandemia e restrições, estarem reunidos para celebrar a importante conquista da nova sede da Defensoria Pública na comarca.
Destacou os benefícios das novas instalações que possibilitam receber e acolher em espaço adequado e com conforto defensoras e defensores públicos, servidores, estagiários, colaboradores e os cerca de 60 assistidos que vão à sede diariamente.
Claudijane também enfatizou a importância de a unidade contar com a sala para conciliação. “É um instrumento muito presente no âmbito da Defensoria Pública, que é vocacionada para a composição consensual de conflitos”.
Representando o prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes, a vice-prefeita Maria Aparecida Santos parabenizou os defensores públicos em atuação na comarca pelo bom atendimento aos cidadãos. “É gratificante quando nos reportam o bom atendimento da Defensoria. Que vocês continuem a terem esta empatia com o público vulnerável”, disse.
Maria Aparecida reiterou a parceria da Prefeitura Municipal de Janaúba com a Defensoria Pública, “para melhor servir ao nosso povo”.
Presenças
A solenidade contou com a presença da chefe de Gabinete da Defensoria-Geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; do assessor Institucional Gustavo Gonçalves Martinho; do chefe da Assessoria Militar da Defensoria, tenente coronel PM William de Oliveira Machado; da defensora pública de Montes Claros e membro do Conselho Superior da DPMG, Liliana Soares Martins Fonseca; dos defensores públicos que atuam em Janaúba, João Helton Barbosa, Waldelúcio da Silva Fernandes e Gustavo Francisco Dayrell de Magalhães Santos, também membro do Conselho Superior; e do diretor-presidente e o diretor do Interior da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Fernando Campelo Martelleto e Adalberto Pelli, respectivamente.
Também prestigiaram a cerimônia a diretora do foro de Janaúba, juíza de Direito Roberta Sousa Alcântara Dayrell; a promotora de Justiça Vanessa do Carmo Diniz; a juíza de Direito Gicelia Milene Santos; a procuradora do Município Núbia Bruno da Silva; o presidente da OAB 122ª Subseção, Carlos Aguiar; a superintendente regional de ensino do Município Veraci de Souza Jácome; o comandante do 51º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, tenente coronel PM Nilton Gonçalves; o comandante do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, tenente BM Herodes Giorgiard Figueira; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Ramon Alexandre Araújo.
Deu na mídia:
Alessandra Amaral / Jornalista DPMG