Defensoria Pública de Minas inaugura novas instalações em Brumadinho com mais estrutura e acessibilidade para a população 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) está de casa nova em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nesta quinta-feira (19/12), a Instituição inaugurou oficialmente as novas instalações de sua unidade na comarca. 

Planejada conforme as necessidades das pessoas usuárias e das equipes de trabalho, a nova sede foi estruturada para proporcionar mais conforto, facilidade e acessibilidade, com foco na sustentabilidade e melhor uso de recursos para aprimorar e melhorar o atendimento à sociedade. 

Descerramento da placa de inauguração – Fotos: Marcelo Sant’Anna / DPMG 

A Unidade está localizada na área central do município, em frente ao Fórum, facilitando o acesso do público. Suas instalações contam com acessibilidade, salas para atendimento individualizado, ambientes climatizados e amplos, incluindo sala de conciliação e mediação para tratativas de acordos extrajudiciais.  

Três defensoras públicas atuam na Unidade, nas áreas de Família, Criminal e Cível. Em média são realizados 150 atendimentos por mês. 

Cerimônia  

Em seu pronunciamento, a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, observou que a instalação da Defensoria Pública em Brumadinho ocorreu em função do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em 25 de janeiro de 2019. 

“Não tínhamos uma unidade aqui, mas iniciamos imediatamente um plantão ininterrupto, começamos a prestar informações e a participar de todas as questões de indenizações afetas ao desastre, de direitos individuais, que é uma das nossas atribuições constitucionais. E, a partir da escuta da população, percebemos a necessidade da instalação de uma sede em Brumadinho, o que ocorreu pouco tempo depois, em abril de 2019”, relatou. 

DPG Raquel da Costa Dias: “Que bom que podemos oferecer uma dignidade maior no atendimento para esta população que já é tão sofrida”

A defensora-geral observou a melhoria das instalações recém-inauguradas em relação à anterior e afirmou que o avanço proporciona uma estrutura condizente com o atendimento digno que a população merece. 

A coordenadora local da Unidade, defensora pública Nathália de Paula Moreira Frattezi, destacou que a conquista da nova sede é fruto do planejamento e de um trabalho conjunto para alcançar a melhor estrutura possível. 

“A sede representa um avanço e uma conquista em relação à estrutura anterior. Que venham novas conquistas para a Defensoria Pública de Minas Gerais”, disse a coordenadora. 

Coordenadora local da Unidade, defensora pública Nathália de Paula Moreira Frattezi

A cerimônia contou com a presença da chefe de Gabinete, defensora pública Caroline Loureiro Goulart Teixeira; da defensora público-auxiliar da Defensoria-Geral, Carla Lima Dias França dos Santos; do coordenador local da Unidade de Ibirité, defensor público Bruno Fiorin Hernig; das defensoras públicas Kelly Bárbara de Oliveira e Mariana Goulart Regazzi, que atuam em Brumadinho; da diretora-presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Marolinta Dutra; da juíza de Direito da 2ª Vara da comarca de Brumadinho, Renata Nascimento Borges; da presidente e do vice-presidente da 124ª Subseção da OAB/MG, Keler Cristhiane de Oliveira e Ronan Gomes Nogueira, respectivamente; do comandante da 215ª Companhia de Brumadinho, capitão PM Juarez Antônio da Silva; do assessor militar da DPMG, tenente coronel PM Bruno D’Assunção Coelho; e do comandante do 48º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, tenente coronel PM Hudson; além de servidoras, servidores, estagiárias e estagiários da Unidade.