Defensoria Pública de Minas Gerais lançou seu novo portal de notícias e demais informações institucionais. Entre os principais ganhos proporcionados pela ferramenta estão a otimização dos conteúdos e a integração de vários sistemas, facilitando o acesso da população e usuários internos aos dados e serviços produzidos pela Instituição.
O projeto foi um trabalho de idealização e construção dos profissionais da Assessoria de Comunicação (Ascom), com a colaboração da equipe de Tecnologia da Informação. Decisões sobre sua elaboração contaram com amplo debate interno, com a participação de defensoras e defensores públicos. O portal é acessado no endereço www.defensoria.mg.def.br .
Informação é essencial e direitos são fundamentais. Juntar essas duas pontas em um projeto de design e recursos web contemporâneos foi o ponto de partida que a Ascom adotou para a arquitetura do novo portal, com foco na entrega de informações, conteúdos e serviços ao cidadão de modo fácil, rápido e organizado.
A otimização dos conteúdos, tanto das páginas de notícias quanto das unidades da Defensoria em sites de busca como o Google, foi outra prioridade no projeto.
Cada unidade da Defensoria terá um endereço (URL) próprio, permitindo que, ao usar buscadores, o cidadão encontre rapidamente informações sobre a unidade em uma cidade específica, como horário de funcionamento, mapa de localização, cidades que fazem parte da comarca, notícias e eventos relacionados a cada uma delas.
Outra ferramenta que vai facilitar a vida de quem demanda os serviços oferecidos pela DPMG é o canal Agendamento Online, pelo qual é possível selecionar a cidade, Defensoria e serviço desejado e agendar a data e horário do atendimento. O serviço está sendo disponibilizado gradativamente. Em breve, todas as unidades contarão com o Agendamento Online.
Além da publicação constante de vídeos com conteúdos sobre deveres e direitos, a educação em direitos foi outro foco do novo portal que, agora, permite maior participação do cidadão, por meio de enquetes que irão direcionar a produção de conteúdos orientados às necessidades das pessoas.
O portal da Transparência, que integra a ferramenta, também foi atualizado para melhor visualização de dados importantes sobre a gestão administrativo-financeira da Instituição, reforçando o compromisso da Defensoria mineira com a transparência de seus atos.
A integração de plug-ins das redes sociais da DPMG e um projeto totalmente amigável e responsivo são outros pontos que favorecem o cidadão a ter acesso fácil ao que interessa, direto de seu celular.
O projeto contou com a participação de uma empresa externa, na construção de um código seguro e de qualidade, e da equipe de Tecnologia da Informação da DPMG, na supervisão da codificação e nos melhoramentos de navegação e usabilidade durante o processo de desenvolvimento e na integração de vários sistemas incorporados ao portal, dentre eles as opções oferecidas para atendimento online.
O investimento em soluções de Tecnologia da Informação e de Comunicação está previsto no Planejamento Estratégico da DPMG, bem como no atual Plano Geral de Atuação (PGA 2019/2020). “O novo portal é parte importante do esforço que a Defensoria vem empreendendo para ficar cada vez mais perto dos assistidos, seguir investindo em transparência e prestar serviços de excelência aos cidadãos”, diz o defensor público-geral Gério Patrocínio Soares.
Confira abaixo alguns menus que organizam a navegação no novo portal:
Menus Instituições
Dados sobre a estrutura da Defensoria de Minas e a Corregedoria-Geral da DPMG, dispostos de forma objetiva e clara.
Menu Unidades
Uma das novidades do portal, apresenta todas a unidades da Instituição em Minas Gerais e as cidades que fazem parte da comarca, com informações relevantes para o cidadão ser atendido com eficiência.
Menu Serviços
As principais áreas de atuação da DPMG estão apresentadas de modo didático, com informações completas e link para as unidades da Instituição.
Menu Ações
Todos os programas e ações da Defensoria agora têm uma área exclusiva, mostrando o objetivo de cada ação e o impacto social de cada uma delas.
Menu Espaço Cidadão
São vários conteúdos importantes disponíveis para informar e auxiliar o cidadão na solução de suas demandas: documentos para o atendimento, perguntas frequentes, cartilhas sobre direitos, dentre outras.
Menu Transparência
Visualização fácil e organizada de dados importantes sobre a gestão administrativo-financeira da Instituição.