Seguindo seu objetivo de assegurar à população assistida a devida educação em direitos, a Defensoria Pública de Minas, por meio de sua Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM), está promovendo reuniões preparatórias para o “II Curso de Formação de Defensoras Populares”.
O curso visa a formação e a articulação de mulheres que se destacam como lideranças populares, para que busquem soluções para as demandas mais comuns de suas comunidades, notadamente, na defesa das mulheres vítimas de violência.
Na tarde da última segunda-feira (22/1), ocorreu a segunda reunião preparatória do curso, cujo objetivo foi acolher as contribuições de lideranças do coletivo Clã das Lobas, para a construção participativa do conteúdo programático do curso.
Estiveram presentes a defensora pública e coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da DPMG, Samantha Vilarinho Mello Alves; as coordenadoras do Clã das Lobas, Jade, Tais Leão e Lorena Paiva; e a assessora técnica da CEDEM, Daniela Bicalho Godoy.
O Clã das Lobas é um coletivo sem fins lucrativos fundado em 2018, por Trabalhadoras Sexuais (TS) cis, trans e travestis, que exercem a profissão em hotéis, ruas e avenidas de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
O curso Defensoras Populares possibilita que as mulheres alunas contribuam para mudanças sociais, a partir dos núcleos nos quais estão inseridas, tornando-se disseminadoras e multiplicadoras do conhecimento em relação aos direitos das mulheres na luta contra o machismo, o preconceito e a violência.
Ao promover o aprimoramento e empoderamento de inúmeras mulheres, lideranças populares por natureza, o curso pretende ainda contribuir para a pacificação de conflitos nas mais diversas localidades.