A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior (Esdep), promoveu nesta terça-feira (20/8) a formatura da terceira turma da “Escola de Convivência Familiar”. A entrega dos certificados foi realizada na sala de aula da Escola Superior, localizada na Unidade II da DPMG em Belo Horizonte.
Voltada para familiares e cuidadores de crianças e adolescentes em acolhimento institucional, a capacitação organizada pela DPMG incluiu tanto teoria quanto prática. Foram disponibilizados conhecimentos e recursos para ajudar as famílias a se tornarem mais protetivas, o que é crucial para o retorno dos filhos ao ambiente familiar. Ao longo dos últimos três meses foram realizados 13 encontros.
Depoimentos
Durante o evento, diversos depoimentos destacaram a importância do projeto para as famílias atendidas e o impacto positivo gerado nas vidas dos participantes. Evelyne Scheidegger, coordenadora da Casa de Acolhimento Esperança IV, compartilhou sua experiência ao lado das famílias acolhidas. Ela enfatizou como a convivência permitiu uma compreensão mais profunda das necessidades das famílias, além de aprimorar o acolhimento oferecido na unidade.
Ela também ressaltou a importância do projeto e o impacto do aprendizado proporcionado. “O projeto é extremamente valioso. Foi uma ideia excepcional e muito necessária. Ao final do curso, percebemos o quanto as pessoas saem fortalecidas, compreendendo onde erraram e utilizando esse conhecimento para melhorar. Não se trata apenas de terem seus filhos de volta, mas também de levar esses ensinamentos para a vida e compartilhá-los com outras pessoas. Foi, sem dúvida, muito importante”, finalizou a participante.
Eliane Fátima Miguel, participante das três edições do curso, também relatou sua experiência e destacou a relevância do aprendizado adquirido ao longo do curso. Ela expressou sua gratidão a todos os envolvidos e o desejo de continuar sua jornada de aprendizado.
“Há três edições estou envolvida com a convivência familiar e, para mim, tem sido um grande aprendizado. Não estou aqui apenas para ganhar um diploma, ser aplaudida ou aplaudir alguém, mas sim para receber novas experiências e aprendizados, e poder compartilhar isso com outras pessoas, especialmente com meus filhos”.
Ela mencionou a palestra que mais a marcou, focada na proteção contra o abuso sexual infantil, e como essa experiência a fez redobrar a atenção com seus filhos e orientar outras famílias. “A aula que mais me marcou foi a palestra sobre a necessidade de redobrar a atenção com nossos filhos, especialmente em relação a quem permitimos entrar em nossas casas, abordando o tema do abuso sexual infantil. Graças a Deus, meus filhos nunca passaram por isso, mas sempre temos um vizinho ou conhecemos alguém que passou por essa situação”.
Eliane concluiu com um apelo à ação e à defesa dos direitos das crianças. “Infelizmente, isso acontece todos os dias, e não podemos nos calar. Precisamos defender o que é nosso. Essa foi uma das palestras que mais gostei”.
Nova turma
Continuam abertas as inscrições para a capacitação “Escola de Convivência Familiar”. O curso é realizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais e tem por objetivo a melhoria das relações familiares e sociais, de modo a promover a proteção integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, auxiliando as famílias a fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
A iniciativa espera contribuir para a diminuição da necessidade de acolhimento institucional de crianças e adolescentes ou internações por ato infracional, bem como para o aumento do sucesso nas reintegrações familiares.
As atividades são abertas a todas as mães e pais que desejarem se capacitar.
As inscrições podem ser feitas de forma online, com preenchimento do formulário no link abaixo.
As inscrições estão abertas por tempo ilimitado. Ao completar 35 vagas, as demais pessoas inscritas ficarão em cadastro de reserva e serão convocadas tão logo surja a vaga.
Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.
Os inscritos residentes em Belo Horizonte receberão vales-transporte (ida e volta) para participarem do curso. Pessoas da Região Metropolitana de BH poderão se inscrever no curso, desde que arquem com o valor do seu transporte.
Mateus Felipe – Jornalista/DPMG.