Defensoria Pública e TJMG promovem Semana de Prevenção e Combate à Violência de Gênero em Ubá
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promoveram no município de Ubá, na região da Zona da Mata, a Semana de Prevenção e Combate à Violência de Gênero. O evento aconteceu entre os dias 2 e 6 de dezembro e contou com diversas atividades voltadas para conscientização e debate sobre o tema.
A violência de gênero é um é uma problemática alarmante no Brasil. De acordo com dados de 2024 do Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), 68% das mulheres do país conhecem alguma outra que foi vítima de algum tipo de violência.
É com essa perspectiva que a Unidade da DPMG de Ubá e a Vara de Violência Doméstica do TJMG criaram o projeto “Educação pelo Fim da Violência contra a Mulher”, no qual a Semana de Prevenção e Combate à Violência de Gênero faz parte. Idealizada defensor público Guilherme Barquette e pela juíza auxiliar, com atribuição na Vara de Violência Doméstica de Ubá, Daniele Rodrigues Marota Teixeira, a iniciativa tem como objetivo reforçar o alinhamento conjunto nas medidas de proteção aos direitos humanos e violência contra a mulher.

Durante os dias previstos para o evento ocorreram rodas de conversa educativas, de conscientização, desconstrução de padrões socioculturais de violência e na promoção da dignidade das mulheres. Também foram realizadas atividades destinadas aos profissionais dos setores de educação, segurança pública, saúde e assistência social e à comunidade.
O encerramento do evento aconteceu no dia 10 de dezembro na sede da Guarda Civil de Ubá, com a presença dos membros da Rede de Apoio e Proteção à Mulher da comarca. Como resultado da iniciativa, também foi apresentado à Câmara Municipal de Ubá um Projeto de Lei que propõe instituir no calendário escolar municipal uma semana voltada para atividades relacionadas à educação e conscientização do combate à violência contra a mulher.
A iniciativa também integra a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência à Mulher”, de autoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa ressaltar o papel fundamental da educação na garantia dos direitos das mulheres.


Com informações do TJMG.