A defensora Ana Cláudia da Silva Alexandre Storch, em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), acompanhou a roda de diálogos entre a Secretaria de Acesso à Justiça (Saju), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e as comunidades quilombolas de Queimadas, no Serro, e de Botafogo, em Santo Antônio de Itambé.
Os encontros aconteceram entre os dias 8 e 10 de junho.
A ação teve como objeto a promoção do acesso à justiça por meio da escuta ativa e da informação e formação em direitos quilombolas.
A Saju tem se empenhado em fortalecer o sistema de justiça por meio de projetos como o Defensorias em Todos os Cantos, que visa fortalecer as defensorias públicas.
Também participaram da ação representantes do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fundação Cultural Palmares e Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH).
A ação contou, ainda, com a participação do Governo do Estado de Minas Gerais, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, além do Ministério Público, Defensoria Pública da União e Comissão de Soluções de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).
Com informações do MJSP.