Defensoria Pública promove formatura da ‘Escola de Convivência Familiar’

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da sua Escola Superior (Esdep), promove na próxima terça-feira (12/12), às 9h, a formatura da “Escola de Convivência Familiar”. 

A formatura acontece no auditório da Unidade I da DPMG, em Belo Horizonte. Haverá transmissão online pelo canal da Instituição no YouTube (c/defensoriamineira). 

O encontro é aberto a defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários, além dos formandos. 

Iniciativa da Defensoria Pública de Minas Gerais, a Escola de Convivência Familiar teve como objetivo capacitar, prioritariamente, familiares e cuidadores de crianças e adolescentes que estejam em serviço de acolhimento institucional e orientar, de modo prático, sobre a rede de apoio e os devidos cuidados. 

Durante os 12 encontros realizados na DPMG, os capacitados receberam conteúdos de forma teórica e prática, informações e instrumentos para auxiliarem as famílias a serem mais protetivas com suas crianças e adolescentes, condição necessária para que filhas e filhos deixem a condição de institucionalizados, retornando ao convívio familiar.  

O projeto é uma parceria entre a Coordenadoria Estratégica de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Cededica/DPMG) e a Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC). 

Defensoria Pública e Museu dos Brinquedos  

Durante a capacitação dos familiares e cuidadores de crianças e adolescentes, a Defensoria Pública, por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), em parceria com o Instituto Cultural Luiza de Azevedo Meyer (Museu dos Brinquedos), promoveu atividades (brincadeiras tradicionais e oficinas de construção de brinquedos simples) para crianças e adolescentes presentes na Escola de Convivência Familiar. 

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) ainda teve como objetivo promover a capacitação de profissionais de instituições de acolhimento institucional e realizar oficinas de vivências lúdicas para as crianças destas instituições.