Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é marcado por ações inclusivas no Estádio Mineirão  

Por Assessoria de Comunicação em 23 de setembro de 2022

Em virtude do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, diversas ações inclusivas foram realizadas no Estádio Mineirão, antes e durante a partida entre Cruzeiro e Vasco, na última quarta-feira (21/9).   

As ações integram o projeto #MineirãoDeTodos, lançado em 2020, e conta com a participação da Rede de Proteção à Pessoa com Deficiência. O objetivo é conscientizar os torcedores e tornar mais acolhedora a experiência da pessoa com deficiência. 

Uma das ações foi a iluminação do Mineirão com a cor verde, em referência ao Setembro Verde – Mês da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. Além disso, a sinalização foi reforçada na área exclusiva de PCD. 

No estacionamento, cadeiras de rodas ocuparam vagas reservadas às pessoas com deficiência (PCD), um alerta aos motoristas que não respeitam o direito à vaga destas pessoas.  

O torcedor cruzeirense Pedro Pimenta, de 30 anos, é tetra-amputado, empresário, palestrante e autor do livro “Superar é Viver”. A convite do Cruzeiro, ele deu o pontapé inicial simbólico.  

O torcedor Pedro Pimenta deu o pontapé inicial – Foto: Agência i7 

A iniciativa contou com a presença do defensor público Luis Renato Braga e do defensor público-auxiliar da Defensoria-Geral, Guilherme Deckers, que representou a defensora pública-geral Raquel da Costa Dias. 

O defensor público Luis Renato também abordou a importância de ações práticas nesta data, em declarações nos veículos de imprensa – Jornal Hoje em Dia, Estado de Minas, Rádio Itatiaia, entre outros.  

Luis Renato Arêas é coordenador-geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas do Estado de Minas Gerais, membro da Comissão Especial do Direito das Pessoas com Deficiência da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (Anadep) e idealizador do projeto “Inclusão Verde Mundo – Rede em Proteção”. 

O defensor público Luis Renato Arêas (à esquerda) acompanhado pelo defensor público-auxiliar Guilherme Deckers (à direita); pelo consultor David César; e pelo gerente jurídico Alfredo Neves, no Mineirão   

Entidades participantes 

O projeto “Mineirão de Todos”, lançado em 2020, e a Rede de Proteção à Pessoa com Deficiência é composta pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Defensoria Pública da União, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público de Contas, Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Procuradoria Regional da Fazenda Nacional da 6ª Região, Procuradoria Regional Federal da 6ª Região, Procuradoria Regional da União da 6ª Região, Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais, Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais, e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG). 

Projeto 

O Projeto Inclusão Verde Mundo – Rede em Proteção, é uma iniciativa da DPMG que tem o objetivo de integrar instituições e a sociedade na efetivação dos direitos das pessoas com deficiência. 

Data  

Em 2005, o dia 21 de setembro foi oficializado pela Lei nº 11.133 como o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Contudo, as comemorações são feitas desde 1982 a partir do Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (MDPD). 

A data é marcada pela construção de mobilizações para a inclusão social de pessoas com deficiência, conscientização da luta anticapacitista e celebração destes movimentos. 

Estagiários Rodrigo Siqueira e Jéssica Januário, sob supervisão da Ascom 

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS