DPMG atua na apuração e recomendação da vacinação de crianças e adolescentes em Nova Lima

Por Assessoria de Comunicação em 27 de junho de 2022

A defensora pública Daniele Bellettato Nersala, coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CEDICA), e o defensor público Paulo Cesar Azevedo de Almeida, à frente da Coordenadoria Estratégica em Tutela Coletiva (CETUC) da Defensoria Pública de Minas Gerais, realizaram uma visita à Prefeitura de Nova Lima, com o intuito de debater a respeito do avanço de políticas públicas na vacinação de crianças e adolescentes do município.

Por intermédio de uma recomendação conjunta, foram sugeridas pela Defensoria de Minas Gerais implementações no município, como a coleta de informações sobre as taxas de cobertura vacinal e o início de campanhas de vacinação desenvolvidas pela Prefeitura. Ainda, por meio da recomendação, faz-se necessária a busca ativa por crianças e adolescentes não vacinados contra Covid-19 e demais doenças para as quais existem imunizantes e incluídas no Calendário Nacional de Vacinação, como forma de conscientização à população.

O debate para garantia do direito à saúde de crianças e adolescentes se torna ainda mais importante devido à retomada das aulas presenciais e a dispensa do uso de máscaras de proteção facial ocorrida em grande parte do Estado. A Defensoria Pública pretende estender a recomendação outros municípios mineiros.

De acordo com a defensora pública Daniele Bellettato e o defensor público Paulo Cesar Almeida, a alta nos índices de contaminação, internações e mortes pela Covid-19, além da baixa cobertura vacinal contra demais doenças, incluindo aquelas com risco de ressurgimento, são pontos de preocupação na atuação em relação à cobertura vacinal.

“Nossa preocupação é com a alta nos índices de contaminação, internações e mortes pela Covid, mas também com a baixa cobertura vacinal contra as demais doenças, inclusive com o risco de ressurgimento de enfermidades consideradas erradicadas”, aponta Paulo Cesar Azevedo.

Presentes na reunião, da esquerda para a direita: o secretário de Educação, Pedro Dornas; a gestora de Projetos Estratégicos, Micheline Xavier; a assistente social da Secretaria de Educação, Lais Seabra; a subsecretária de Saúde, Cassia Lopes; a defensora pública Daniele Bellettato; o defensor público Paulo Cesar Azevedo; e o secretário da Saúde, Guilherme Riccio

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS