A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou nesta segunda-feira (11/4) uma reunião com representantes de movimentos sociais e órgãos públicos para debater sobre vacinação infantil e educação.
No encontro estavam presentes os defensores públicos Paulo César Azevedo e Wellerson Corrêa, além das defensoras públicas Francis Coutinho e Giza Gaudereto. Eles reforçaram a abertura da DPMG para acolher as demandas sobre a vacinação e elaborar construções conjuntas.
Ainda foi reforçado o encontro realizado entre a Instituição e órgãos de saúde e educação do Município de Belo Horizonte para discutirem tópicos como a importância do debate de políticas públicas de educação e conscientização sobre a vacinação.
Participaram também a representante do movimento Mães Pró-Vacina, Tatiana Oyagawa; a integrante do Fórum Mineiro de Educação Infantil, Ângela Barreto; a médica e servidora da Prefeitura de Belo Horizonte e de Betim, Stela de Araújo; a deputada estadual e presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Beatriz Cerqueira; e a assessora da parlamentar Daniela Ramos.
Foram destacados por elas queixas e sugestões sobre a busca ativa por estudantes, tendo em vista a perda de alunos provocada pela pandemia; a inexistência de pessoal suficiente para vacinação, com o intuito de englobar todas as unidades educacionais; a construção de projetos eficazes no combate às Fake News e desinformação sobre a temática, entre outros tópicos.