DPMG faz reunião com atingidos em Barra Longa para discutir reparação e impactos provocados por obra da Fundação Renova 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A reunião objetivou ajudar a comunidade a compreender as medidas adotadas pela Fundação Renova no bairro Volta da Capela 

As pessoas residentes do bairro Volta da Capela, no município de Barra Longa, na Bacia do Rio Doce, atingido pelo rompimento da barragem em Mariana, receberam a visita da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) na segunda-feira (11/3).  

O encontro teve como finalidade a discussão e construção de encaminhamentos relacionados aos imóveis e famílias potencialmente atingidas por obras em um campo de futebol e quadra poliesportiva, realizadas pela Fundação Renova. 

A reunião contou com a presença de moradoras e moradores do bairro, de representantes da comissão de pessoas atingidas de Barra Longa, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e de diversas secretarias municipais.  

O encontro foi realizado após audiência judicial em que a manifestação das pessoas atingidas evidenciou a situação no território e buscou contemplar os problemas reais enfrentados dentro do processo e nas negociações de acordos. Durante a audiência, a Defensoria Pública pediu prazo para dialogar com a comunidade, medida que se entendeu como essencial para o melhor andamento do processo.  

Durante a reunião foram apresentados o histórico de comunicação entre a Fundação Renova e a comunidade; dúvidas que ainda não haviam sido compreendidas pelas pessoas atingidas; propostas para negociações com a Fundação Renova; e pontos a serem levantados em nova audiência judicial designada.