As pessoas residentes do bairro Volta da Capela, no município de Barra Longa, na Bacia do Rio Doce, atingido pelo rompimento da barragem em Mariana, receberam a visita da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) na segunda-feira (11/3).
O encontro teve como finalidade a discussão e construção de encaminhamentos relacionados aos imóveis e famílias potencialmente atingidas por obras em um campo de futebol e quadra poliesportiva, realizadas pela Fundação Renova.
A reunião contou com a presença de moradoras e moradores do bairro, de representantes da comissão de pessoas atingidas de Barra Longa, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e de diversas secretarias municipais.
O encontro foi realizado após audiência judicial em que a manifestação das pessoas atingidas evidenciou a situação no território e buscou contemplar os problemas reais enfrentados dentro do processo e nas negociações de acordos. Durante a audiência, a Defensoria Pública pediu prazo para dialogar com a comunidade, medida que se entendeu como essencial para o melhor andamento do processo.
Durante a reunião foram apresentados o histórico de comunicação entre a Fundação Renova e a comunidade; dúvidas que ainda não haviam sido compreendidas pelas pessoas atingidas; propostas para negociações com a Fundação Renova; e pontos a serem levantados em nova audiência judicial designada.