A Defensoria Pública de Minas (DPMG) está lançando a cartilha “Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI)”.
Destinada ao público idoso em geral, familiares de pessoas idosas, dirigentes de ILPI’s e profissionais que trabalham nessas instituições, a cartilha busca orientar a respeito dos direitos das pessoas idosas que vivem nestes locais.
O material foi elaborado pela Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência e pela 13ª Defensoria das Famílias, em parceria com o Setor Psicossocial, da DPMG, a partir das demandas dos atendimentos constantes que são prestados tanto às instituições quanto a idosas e idosos institucionalizados.
A cartilha traz o conceito de ILPI, informações sobre vagas, funcionamento e regulamentação destas instituições. E ainda os direitos da pessoa idosa institucionalizada e os possíveis efeitos negativos para a saúde física e emocional quando não convive com a família.
A cartilha está disponível, em formato digital, imprimível, no site da Defensoria Pública de Minas Gerais. Para acessá-la, clique aqui.