A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior (Esdep), iniciou na manhã desta quarta-feira (21/2) a segunda turma do “Curso de Formação de Agentes de Justiça Restaurativa do Programa Nós”. O curso terá a duração de 70h, que serão divididas em dez semanas.
O objetivo é formar pessoas para trabalharem com a Justiça Restaurativa, os processos circulares e a comunicação não-violenta nas instituições em que trabalham. A segunda turma do “Programa Nós” é direcionada a defensoras e defensores públicos em atuação na área da infância e juventude, juízas e juízes de Direito, promotoras e promotores de Justiça.
Em sua fala, a defensora pública-geral enalteceu a alegria em participar desta “cultura da paz”. “É uma alegria estarmos aqui para mais uma edição do Programa NÓS e falar da cultura da paz, da justiça restaurativa, que significa falar da recuperação do ser humano”, iniciou a defensora-geral.
“A essência da Defensoria Pública é acreditar na recuperação da pessoa. Nós acreditamos no ser humano e todos nós somos passíveis de erro. É possível melhorarmos um pouquinho todos os dias. Então, é uma alegria recebê-los aqui para iniciarmos mais este curso. Contem com a Defensoria Pública nesta construção da paz e de uma sociedade melhor”, finalizou Raquel da Costa Dias.
Na oportunidade, a coordenadora e integrante do comitê gestor do “Programa NÓS”, Daniele Bellettato Nesrala, reafirmou a alegria em receber a segunda turma do programa na Instituição e agradeceu a presença de todas e todos.
O programa
O Programa NÓS faz parte do Termo de Cooperação Interinstitucional celebrado entre a DPMG; o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE); o Município de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED); o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3); o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), com interveniência da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) e da Terceira Vice-Presidência; e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), por intermédio da Procuradoria-Geral de Justiça, com a interveniência do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (COMPOR).
As aulas serão ministradas pela advogada do Centro de Defesa Zilah Spósito e atualmente em atuação na Subsecretaria de Assistência Social da Prefeitura de Belo Horizonte, Elisa Barroso Fernandes Tamantini; e pelo mestre em Direito e Justiça pela UFMG, professor da disciplina de Gestão de Conflitos no MBA em Governança, Riscos, Regulação e compliance em Saúde na Faculdade Unimed, Frederico Costa Greco.
Programação
O “Curso de Formação de Agentes de Justiça Restaurativa do Programa Nós” será realizado às sextas-feiras, nos horários das 8h às 12h e 13h às 17h, no auditório da Unidade I da DPMG – Rua dos Guajajaras, 1707, 2° andar – Barro Preto.
A formatura está prevista para o dia 26 de abril, em horário e local que ainda serão divulgados.
Mateus Felipe – Jornalista/DPMG.