A Defensoria Pública de Minas Gerais obteve decisão favorável na Justiça para ajudar a custear a estadia de uma assistida na cidade de São Paulo, em caráter de urgência, enquanto aguarda uma cirurgia de transplante pulmonar. R. L. S., de 32 anos, reside em Lagoa Formosa, que faz parte da Comarca de Patos de Minas, e enfrenta um quadro clínico de câncer no pulmão.
De acordo com o defensor público Mateus Nascimento Avelar, em atuação na Unidade da DPMG em Patos de Minas, o procedimento possui curta janela de tempo, o que justifica a necessidade de a assistida residir próxima ao hospital onde será realizada a cirurgia, que tem complexidade e é feita apenas em um hospital de São Paulo.
“De Patos de Minas até São Paulo são quase mil quilômetros. Ainda que haja disponibilidade do hospital para que seja realizado o transplante, ela não conseguiria chegar a tempo partindo daqui, já que o intervalo que pode haver entre a extração do órgão e a cirurgia de reimplante é muito curto”, explica.
Após um primeiro momento em o município de Lagoa Formosa se negou a bancar sua estadia na capital paulista, a assistida procurou a DPMG, que entrou com o processo que conseguiu que ela recebesse um respirador portátil para se locomover.
A sentença favorável sobre ajuda de custo foi proferida em seguida, em 16 de agosto de 2023, já transitada em julgado, com o valor total de R$ 3 mil mensais para tratamento médico-hospitalar, enquanto aguarda a cirurgia.
Luigy Hudson – Estagiário sob supervisão da Ascom.