DPMG participa de evento para migrantes e refugiados
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
No dia 20 de junho, ontem, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), participou do “Belo Horizontes Sem Fronteiras”, cultura, direitos e encontros na Semana do Migrante 2026. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com foco em acolher a população migrante e refugiada.
O Mutirão, realizado no Centro de Referência das Juventudes, no Centro de BH, ao lado da Praça da Estação, reuniu pessoas de várias partes do mundo que escolheram a capital mineira para viver. “Foi muito importante ter participado desta ação para dar dignidade aos nossos companheiros que são migrantes e que têm todos os direitos garantidos aqui em nosso Estado. A Defensoria Pública estadual tem uma atribuição residual mas, no dia de hoje, foi possível dar alguns encaminhamentos de conflitos inerentes ao próprio território e não s[o à condição de migrante”, destacou a defensora pública, Cleide Aparecida Nepomuceno, titular da Defensoria Especializada em Direitos Humanos Coletivos e Socioambientais (DPDH).
As atividades ocorreram das 9h às 14h, com atendimentos diversos, serviços gratuitos como a orientação jurídica e a divulgação de vagas de emprego; teve ainda regularização documental, feira de artesanato, momento cultural e uma programação especial para as crianças, incluindo oficina de bonecas Abayomi e espetáculo circence.

