Morro do Papagaio recebe o projeto ‘Defensoria Vai Até Você’ com oficina e agendamento de sessões de conciliação

Por Cristiane Silva em 31 de agosto de 2024

O projeto “Defensoria Vai Até Você” esteve no Morro do Papagaio, região Centro-Sul de Belo Horizonte, para prestar atendimentos nas áreas de família, cível e criminal. O atendimento itinerante aconteceu neste sábado (31/8), no CRAS Vila Santa Rita, no bairro Santa Rita de Cássia.  

Além das orientações jurídicas, foram realizados os agendamentos para as sessões de conciliação e mediação que acontecerão no mesmo local no dia 28 de setembro.  

Foi oferecida, ainda, oficina de parentalidade, na qual os participantes puderam entender sobre direitos e deveres dos pais, guarda de filhos, pensão alimentícia, convivência, divórcio, entre outros.  

A defensora Paula Regina Fonte Boa Pinto ministrou a oficina de parentalidade aos moradores e moradoras do Morro do Papagaio para falar de questões legais envolvendo filhos, como direito de convivência, cálculo de pensão alimentícia, guarda compartilhada e responsabilidade legal de pais e responsáveis por menores – Fotos: Cristiane Silva/DPMG

De acordo com a defensora pública Paula Regina Fonte Boa Pinto, coordenadora estadual dos Centros de Conciliação e Mediação, as oficinas são levadas aos atendimentos itinerantes para que as pessoas possam conhecer tanto os seus direitos quanto os deveres. “Mostramos os caminhos possíveis para a resolução de conflitos envolvendo a parentalidade, assim como os benefícios da conciliação e da mediação”, diz a defensora.  

Paula Regina pontuou que quando a solução é construída de forma extrajudicial as decisões sempre são mais céleres e criativas por dependerem exclusivamente das possibilidades de cada uma das partes envolvidas. “Além do que, tendem a ser cumpridas, pois os envolvidos vão se dispor a fazerem aquilo que realmente dão conta”, completou.  

Facilidade no atendimento 

Para os moradores do Morro do Papagaio a presença da Defensoria Pública significou facilidade no atendimento. O “Defensoria Vai Até Você” leva para dentro da comunidade os serviços que são prestados diariamente nas unidades da Instituição para aqueles que, muitas vezes, têm dificuldades de acessar o serviço.  

Os atendimentos foram realizados para demandas das áreas de família, cível e criminal

Marlene Crispim, faxineira, buscou atendimento para o pedido de pensão alimentícia do seu filho de oito anos. Segundo ela, a atenção dispensada pela equipe da Defensoria Pública foi maravilhosa. “Desde a entrada foram muito atenciosos. Explicaram sobre tudo o que vai acontecer, conferiram os documentos e fizeram o agendamento para que eu e o pai do meu filho possamos resolver este problema”, disse. 

Ela está confiante de que no dia 28 poderá sair do atendimento com a pensão da criança definida. “Com a vida corrida que levamos, cuidar da casa, dos filhos e trabalhar a semana inteira, é uma oportunidade para resolver o problema sem precisar ir para o judiciário”, declarou.  

Marlene Crispim agendou sessão de conciliação e mediação para, junto com o pai de seu filho, definir a pensão alimentícia da criança

A iniciativa da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) busca aproximar a população dos serviços oferecidos pelo Centro de Conciliação e Mediação da Instituição na capital mineira e facilitar o atendimento, promovendo a solução de conflitos de forma consensual. 

Parceria 

A iniciativa é uma das atuações da Defensoria mineira decorrentes de acordo de cooperação técnica celebrado entre a Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), da DPMG, e a Secretária de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Programa de Mediação de Conflitos, com o objetivo de promover o acesso a direitos. 

Cristiane Silva – Jornalista/DPMG.

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS

Utilizamos cookies neste site para: melhorar a funcionalidade, personalizar a experiência de navegação, analisar o tráfego e para efeitos de marketing e publicidade personalizada. Veja nossa Política de Privacidade.

Cookies estritamente necessários: São aqueles cookies que permitem a você navegar pelo site e usar recursos essenciais, como áreas seguras, por exemplo. Esses cookies não guardam quaisquer informações sobre você que possam ser usadas em ações de comunicação de produto ou serviço ou para lembrar as páginas navegadas no site.

Os cookies de estatísticas, ou análises, traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anônima.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

A opinião do cidadão é importante para a constante melhoria dos serviços. Para críticas, sugestões ou esclarecer dúvidas, Fale com a Defensoria.