‘Nunca é tarde para ser feliz’: casais celebram o amor e a cidadania no Casamento Comunitário em Nova Lima 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

Em mais uma iniciativa extrajudicial de proteção da família e ampliação das garantias dos direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) promoveu a regularização da união de 19 casais em cerimônia do Casamento Comunitário realizado pela Instituição em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

O evento aconteceu nesta sexta-feira (31/10), no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, um dos símbolos culturais mais significativos da cidade.  

A bela edificação de estilo Art déco foi especialmente preparada para a ocasião, com decoração ornamental, bolo fake, tapete vermelho e marcha nupcial executada pelo Grupo de Câmara da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais. A cerimônia não deixou nada a dever às tradicionais, com troca de alianças, benção ecumênica e sorteio de presentes para as noivas e noivos. 

O beloTeatro Municipal foi o palco da cerimônia – Fotos: Marcelo Sant’Anna/DPMG  

Uma vida inteira juntos

A cuidadora Ivany e o aposentado Amauri são um dos casais que formalizaram sua união com muita alegria no Casamento Comunitário. 

Para eles o sonho de formalizar o casamento e da cerimônia demorou quase 47 anos. Depois de uma vida inteira juntos e dois filhos, ela, aos 64 anos, e ele, aos 68, comemoram a realização do sonho.  

“Passamos muita luta na vida. Vencemos juntos a batalha e sempre desejamos realizar o sonho de nos casarmos. Pensamos bem e por que não? Nunca é tarde para ser feliz. Hoje é um dia maravilhoso, que eu tanto esperava. Agradeço muito a oportunidade, a Defensoria ter dado essa força”, disse Ivany. 

Ivany e Amauri: “Por que não? Nunca é tarde para ser feliz” 

“É uma emoção completa, ansiedade junto com alegria”. Assim definiu como se sentia a dona de casa Wisla. Para Edinaldo, seu companheiro há 17 anos, o casamento significa “uma felicidade e uma honra para minha esposa”. O casal, que tem um filho, acredita que o matrimônio vai uni-los ainda mais. “A gente já era feliz, agora completou mais. Faltava isso pra gente se unir ainda mais”, disseram. 

Ainda mais união para Wisla e Edinaldo 

Rito 

Um dos casais representou os demais e, em um ato simbólico, recebeu a certidão de casamento entregue pela juíza de Paz substituta Renata Angélica Zerlotini Sena; pela oficiala do Cartório da Cidadania de Nova Lima, Silva Maria Linhares de Almeida; pela chefe de Gabinete da DPMG, defensora pública Caroline Loureiro Goulart Teixeira; e pela defensora pública Izabela de Rezende Coutinho, coordenadora na Unidade de Nova Lima.  

Os noivos Elisângela Santos de Andrade e Atanísio da Conceição receberam a certidão, simbolizando o ato jurídico do casamento

Cerimônia 

Em suas palavras aos casais e representando a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias na cerimônia, a chefe de Gabinete, defensora pública Caroline Loureiro Goulart Teixeira, destacou a importância da oficialização da união. “Desejo felicidades, muito amor e que esta emoção de hoje se perpetue por toda a vida conjugal de vocês”. 

Chefe de Gabinete Caroline Loureiro Goulart Teixeira: “Que esta data marque para sempre” 

Emocionada, a coordenadora Local da Unidade da DPMG em Nova Lima, defensora pública Izabela de Rezende Coutinho, pontuou que “o momento é realização e de felicidade” e desejou felicidades aos noivos. “Que hoje seja um dia muito especial na vida de vocês e que esta data marque para sempre”, disse. 

A defensora pública Izabela Coutinho foi uma das organizadoras da iniciativa 

O secretário municipal de Relações Institucionais de Nova Lima, Carlos Eduardo Leite, representou o prefeito João Marcelo Diegues Pereira na cerimônia e fez um cumprimento especial às pessoas presentes e aos noivos. 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Thiago Felipe de Almeida, observou que a iniciativa, além de oficializar a união, é também uma realização para os casais. O parlamentar destacou ainda a dedicação e o empenho da defensora pública Izabela de Rezende Coutinho para a realização do casamento. 

Dispositivo das autoridades presentes  

Além de familiares, amigos, convidados dos noivos e demais autoridades, também prestigiaram a cerimônia a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, defensora pública Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; a diretora-presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), defensora pública Marolinta Dutra; os defensores públicos Diego Escobar Francisquini e Eduardo Furst, em atuação em Nova Lima; e o chefe da Assessoria Militar da DPMG, ten. cel.PM William de Oliveira Machado. 

Momentos 

Entrada da dama e do pajem

 

Grupo de Câmara da Orquestra Sinfônica da PMMG 

O diácono Alex Sander e o pastor Felipe Silva responsáveis pela benção ecumênica  

Troca de alianças  

Foram sorteados diversos presentes para os casais 

Defensora pública Izabela Coutinho e uma das noivas compartilham a felicidade com a realização do casamento  

Parceiros 

Em uma ampla rede de solidariedade, parceiros locais somaram esforços, colaborando para a realização do ato legal, da cerimônia, com todos os seus detalhes, e para o sorteio dos presentes para os casais.  

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião Das Águas Claras – Macacos, Francisco Assis Monteiro, um dos parceiros que compareceu ao casamento, falou de seu entusiasmo e alegria em ajudar. Para ele, a ação “representa muito para a nossa comunidade comercial, uma vez que a gente está proporcionando para essas pessoas a oportunidade de comemorar esse evento que é tão importante na vida delas”. 

Foram parceiros da iniciativa: Cartório da Cidadania de Nova Lima; Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc); Prefeitura Municipal de Nova Lima, por meio das Secretarias de Cultura, Turismo, Educação, Lazer e Esportes; Câmara Municipal de Nova Lima; Subsecretaria de Turismo e do Núcleo de Produtores de Queca e Lamparina de Nova Lima; ADEP-MG; Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião Das Águas Claras – Macacos; Renata Araújo – Cerimonial & Eventos; 3D Cerimonial & Eventos; Orquídea & Cia Decorações; Acampamento Mocidade para Cristo do Brasil – MPC; Reginó Comidaria; Mar Mineiro Restaurante; Empório Macacos; Restaurante Gastrobar Benedito; Jackson Caroni – Artes Ornamentações; Zezinho Decorações; Pousada Chico da Terra; Pousada Maria Bonita; Pousada Recanto do Suíço; Pousada Vale do Comandante; Pousada Vilarejo; Pousada do Rodrigo; Eco Pousada Verdedivino Ltda; Pousada Macaco Prosa; Sensorial Pousada e Gastrobar; Sicoob Coopjus; Copasa; e gestores do Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima. 

Alessandra Amaral – Jornalista/DPMG.