
Em mais uma iniciativa extrajudicial de proteção da família e ampliação das garantias dos direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) promoveu a regularização da união de 19 casais em cerimônia do Casamento Comunitário realizado pela Instituição em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O evento aconteceu nesta sexta-feira (31/10), no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, um dos símbolos culturais mais significativos da cidade.
A bela edificação de estilo Art déco foi especialmente preparada para a ocasião, com decoração ornamental, bolo fake, tapete vermelho e marcha nupcial executada pelo Grupo de Câmara da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais. A cerimônia não deixou nada a dever às tradicionais, com troca de alianças, benção ecumênica e sorteio de presentes para as noivas e noivos.

Uma vida inteira juntos
A cuidadora Ivany e o aposentado Amauri são um dos casais que formalizaram sua união com muita alegria no Casamento Comunitário.
Para eles o sonho de formalizar o casamento e da cerimônia demorou quase 47 anos. Depois de uma vida inteira juntos e dois filhos, ela, aos 64 anos, e ele, aos 68, comemoram a realização do sonho.
“Passamos muita luta na vida. Vencemos juntos a batalha e sempre desejamos realizar o sonho de nos casarmos. Pensamos bem e por que não? Nunca é tarde para ser feliz. Hoje é um dia maravilhoso, que eu tanto esperava. Agradeço muito a oportunidade, a Defensoria ter dado essa força”, disse Ivany.

“É uma emoção completa, ansiedade junto com alegria”. Assim definiu como se sentia a dona de casa Wisla. Para Edinaldo, seu companheiro há 17 anos, o casamento significa “uma felicidade e uma honra para minha esposa”. O casal, que tem um filho, acredita que o matrimônio vai uni-los ainda mais. “A gente já era feliz, agora completou mais. Faltava isso pra gente se unir ainda mais”, disseram.

Rito
Um dos casais representou os demais e, em um ato simbólico, recebeu a certidão de casamento entregue pela juíza de Paz substituta Renata Angélica Zerlotini Sena; pela oficiala do Cartório da Cidadania de Nova Lima, Silva Maria Linhares de Almeida; pela chefe de Gabinete da DPMG, defensora pública Caroline Loureiro Goulart Teixeira; e pela defensora pública Izabela de Rezende Coutinho, coordenadora na Unidade de Nova Lima.

Cerimônia
Em suas palavras aos casais e representando a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias na cerimônia, a chefe de Gabinete, defensora pública Caroline Loureiro Goulart Teixeira, destacou a importância da oficialização da união. “Desejo felicidades, muito amor e que esta emoção de hoje se perpetue por toda a vida conjugal de vocês”.

Emocionada, a coordenadora Local da Unidade da DPMG em Nova Lima, defensora pública Izabela de Rezende Coutinho, pontuou que “o momento é realização e de felicidade” e desejou felicidades aos noivos. “Que hoje seja um dia muito especial na vida de vocês e que esta data marque para sempre”, disse.

O secretário municipal de Relações Institucionais de Nova Lima, Carlos Eduardo Leite, representou o prefeito João Marcelo Diegues Pereira na cerimônia e fez um cumprimento especial às pessoas presentes e aos noivos.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Thiago Felipe de Almeida, observou que a iniciativa, além de oficializar a união, é também uma realização para os casais. O parlamentar destacou ainda a dedicação e o empenho da defensora pública Izabela de Rezende Coutinho para a realização do casamento.

Além de familiares, amigos, convidados dos noivos e demais autoridades, também prestigiaram a cerimônia a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, defensora pública Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; a diretora-presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), defensora pública Marolinta Dutra; os defensores públicos Diego Escobar Francisquini e Eduardo Furst, em atuação em Nova Lima; e o chefe da Assessoria Militar da DPMG, ten. cel.PM William de Oliveira Machado.

Momentos







Parceiros
Em uma ampla rede de solidariedade, parceiros locais somaram esforços, colaborando para a realização do ato legal, da cerimônia, com todos os seus detalhes, e para o sorteio dos presentes para os casais.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião Das Águas Claras – Macacos, Francisco Assis Monteiro, um dos parceiros que compareceu ao casamento, falou de seu entusiasmo e alegria em ajudar. Para ele, a ação “representa muito para a nossa comunidade comercial, uma vez que a gente está proporcionando para essas pessoas a oportunidade de comemorar esse evento que é tão importante na vida delas”.
Foram parceiros da iniciativa: Cartório da Cidadania de Nova Lima; Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc); Prefeitura Municipal de Nova Lima, por meio das Secretarias de Cultura, Turismo, Educação, Lazer e Esportes; Câmara Municipal de Nova Lima; Subsecretaria de Turismo e do Núcleo de Produtores de Queca e Lamparina de Nova Lima; ADEP-MG; Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião Das Águas Claras – Macacos; Renata Araújo – Cerimonial & Eventos; 3D Cerimonial & Eventos; Orquídea & Cia Decorações; Acampamento Mocidade para Cristo do Brasil – MPC; Reginó Comidaria; Mar Mineiro Restaurante; Empório Macacos; Restaurante Gastrobar Benedito; Jackson Caroni – Artes Ornamentações; Zezinho Decorações; Pousada Chico da Terra; Pousada Maria Bonita; Pousada Recanto do Suíço; Pousada Vale do Comandante; Pousada Vilarejo; Pousada do Rodrigo; Eco Pousada Verdedivino Ltda; Pousada Macaco Prosa; Sensorial Pousada e Gastrobar; Sicoob Coopjus; Copasa; e gestores do Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima.













Alessandra Amaral – Jornalista/DPMG.