Roda de conversa com mulheres inspiradoras abre o 8 de março na Defensoria Pública de Minas Gerais 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

“Que todos os dias haja pelo menos uma mulher a levantar, a elogiar, a respeitar e a empoderar outra mulher”. Com esta frase inspiradora, a defensora pública-geral Raquel da Costa Dias abriu o Dia Internacional da Mulher na Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).  

Raquel da Costa Dias enalteceu a força e as qualidades das mulheres e pontuou a importância da união e da ajuda mútua entre elas. “Nós somos a emoção, a força, o cuidado. Que a gente consiga se unir e se fortalecer, que uma puxe a outra, sempre para cima, nunca para baixo”, afirmou. 

Para celebrar a data, ao longo desta sexta-feira (8/3) a Instituição promove várias atividades preparadas especialmente para suas defensoras públicas, servidoras, estagiárias e colaboradoras. 

Na sequência do café da manhã com momento musical, foi realizada uma roda de conversa entre mulheres.  

Além da DPG e da coordenadora da Escola Superior da DPMG (Esdep), defensora pública Silvana Lobo, participaram da roda as servidoras Josiane Alves, Jennifer Oliveira, Cristiane Gonçalves e Milzer Regina Ferreira Reis.  

Em um bate-papo descontraído e sincero, elas falaram de seu percurso na DPMG e compartilharam vivências e emoções – Fotos: Marcelo Sant’Anna/DPMG

Ao final da roda de conversa, o clima geral era de alegria, orgulho e união entre as mulheres que prestigiaram o evento. 

Sheila Lisboa Ferreira, da STI: “A gente não conhece a história das outras mulheres. A conversa toda foi uma mistura de emoções, de experiências. São vivências que nos inspiram, que nos fazem perceber que nós não estamos sozinhas. É uma dando a mão para a outra, cada uma com a sua importância. Às vezes a gente tem a sensação de estar sozinha em algum momento da vida, mas não, lembre-se das outras. Nós somos um conjunto em que uma precisa da outra. Então, a essência que é muito importante, cada uma tem seu brilho, cada uma tem sua importância. É isso que nos faz ser únicas e especiais ao mesmo tempo” 

Fátima Gomes da Cededica: Eu achei importante demais estar aqui hoje. Foi incrível esse encontro com mulheres que a gente nunca viu, apesar de estarmos na mesma instituição. Achei que foi maravilhoso. Cheguei a fazer amizade aqui hoje” 

Tainara Coelho, da Diretoria de Finanças: “Achei muito inspirador e fiquei retomando a minha história também. Pensando na minha criação, na minha mãe, na minha avó. Ouvindo as histórias delas, eu fiquei vendo o que eu sou hoje. Foi muito legal, muito construtiva a palestra. Eu gostei muito” 

A ex-defensora-geral Christiane Malard deu seu depoimento ao lado da DPG Raquel da Costa Dias: “Gostaria de parabenizar a Raquel por este evento atípico. A gente sempre olha para fora, faz eventos e convida pessoas de fora, sem olhar para dentro. São poucas essas oportunidades de estarmos entre nós e é muito interessante. A Defensoria é a única instituição de Justiça que tem o equilíbrio entre homens e mulheres; dos 689 defensores públicos, 341 são mulheres. Hoje resgatamos a real identidade da Defensoria e do nosso real valor que são os nossos membros, os nossos servidores” 
Camila Nunes, da SGPSO: “Foi emocionante ouvir todas as histórias. Eu achei perfeito. Que legal” 

#ElasInspiram  

A roda de conversa integra a campanha #ElasInspiram, iniciativa da DPMG voltada para seu público interno, em celebração ao mês das mulheres.  

A campanha destaca histórias inspiradoras de defensoras públicas, servidoras e estagiárias que fazem a diferença todos os dias, que transformam ou já transformaram o mundo ao seu redor. Acompanhe a série #ElasInspiram nas redes sociais da DPMG! 

A programação continua na parte da tarde com sessões gratuitas de massagem, auriculoterapia, limpeza de pele e dicas de maquiagem. 

As atividades internas da DPMG comemorativas ao Dia Internacional da Mulher são realizadas por meio da Esdep e da Assessoria de Comunicação e Cerimonial (Ascom). 

Alessandra Amaral – Jornalista DPMG.