O defensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, coordenador da Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (CEPIPED), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), e coordenador-geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas de Minas Gerais, ministrou aos funcionários do BH Shopping o treinamento “Atendimento da Pessoa com Deficiência — Orientações à Equipe de Atendimento — Legislação e Prática”.
A capacitação ocorreu no dia 7 de fevereiro, resultado de uma parceria entre a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e o Programa Elos – Um jeito especial de ser, projeto desenvolvido pelo BH Shopping, que visa proporcionar atendimento de qualidade a todos os clientes, por meio do alinhamento da cultura organizacional com os funcionários e empresas terceirizadas.
O treinamento trouxe ao corpo técnico do shopping orientações legislativas e práticas sobre o tema. O encontro serviu para orientar as equipes de atendimento sobre as particularidades que envolvem as demandas da pessoa com deficiência e como deve ser feito este trabalho, abordando desde a legislação vigente até formas práticas de desenvolvê-lo, como adaptação do espaço físico, formas de acolhimento, entre outros eixos.
Estiveram envolvidos na capacitação os setores de marketing, segurança, atendimento, manutenção, qualidade, administrativo e bombeiro civil, do BH Shopping.
Segundo a superintendente do BH Shopping, Simone Fiorello, a iniciativa se deve à importância de manter o shopping como um espaço altamente inclusivo, expandindo as capacidades de atendimento à todas as pessoas. “O BH Shopping é um lugar onde todos são bem-vindos e é primordial que nossas equipes técnicas disponham de todas as ferramentas para proporcionar uma experiência de qualidade a cada um, independente de suas necessidades ou especificidades”, destaca Simone.
Para o defensor público Luis Renato, a procura do BH Shopping em qualificar diversos setores para realizar um atendimento de excelência às pessoas com deficiência é reflexo de uma sociedade cada vez mais envolvida em acolher e respeitar o ser humano, independentemente de suas características.
“A Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Púbica mineira (CEPIPED-DPMG) está preparada para capacitar, treinar e ser referência no acesso a direitos das pessoas com deficiência. É função da Defensoria Pública estar junto de instituições públicas e privadas promovendo uma nova consciência social”, afirmou o defensor público.