Coordenador Regional da DPMG participa de reunião para discutir medidas de enfrentamento da Covid-19 em Governador Valadares

Por Assessoria de Comunicação em 3 de dezembro de 2020

O defensor público Gilvan de Oliveira Machado, coordenador Regional da Defensoria Pública de Minas Gerais no Vale do Rio Doce, se reuniu nesta quarta-feira (2/12) com demais autoridades na Prefeitura de Governador Valadares para discutir medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 no município. O encontro, liderado pelo prefeito André Merlo, teve a participação do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, por videoconferência.

O prefeito detalhou o atual cenário da pandemia no município e as dificuldades enfrentadas para atender os doentes. Governador Valadares regrediu para a onda vermelha, dentro do programa Minas Consciente. Segundo Merlo, a rede pública tem 58 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19, dez deles abertos na última semana, mas se mostra insuficiente para atender a demanda da cidade e dos municípios vizinhos.

Outro entrave apontado é a escassez de profissionais de Saúde para atuar na linha de frente. Entre as sugestões apresentadas à Secretaria de Saúde estão a possibilidade de fazer o primeiro atendimento médico na cidade de origem do paciente e a utilização de ambulâncias do Samu Regional como reforço para a rede municipal. Os veículos seriam usados para levar pacientes a cidades onde seria possível a internação.

De acordo com o superintendente Regional de Saúde, Rômulo Gusmão, os esforços estaduais estão sendo feitos e há a previsão de abertura, já nos próximos dias, de mais 6 novos leitos de UTI Covid na cidade de Peçanha. Por fim, o prefeito André Merlo ressaltou a importância da responsabilidade coletiva, do papel fundamental da população neste processo de enfrentamento, mantendo as medidas de prevenção.

Participaram também da reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento, Comunicação, da Procuradoria Geral do Município, do Hospital Municipal e particulares, da OAB, da Polícia Militar, da Superintendência Regional de Saúde e a deputada estadual Celise Laviola.

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS