O defensor público Luís Renato Braga Arêas Pinheiro, titular da Coordenadoria Estadual da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), participou nesta terça-feira (21/3) da audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro teve como tema “Conosco, não para nós”, que oferece as diretrizes de ações e reflexões no Dia Mundial da Síndrome de Down.
Luís Renato é também coordenador-geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas do Estado de Minas Gerais; membro da Comissão Especial do Direito das Pessoas com Deficiência da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (Anadep) e gestor do projeto “Inclusão Verde Mundo – Rede em Proteção”, da DPMG.

A audiência, realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, teve como foco a luta pela igualdade de oportunidades para este público.
Em seu pronunciamento, o defensor público defendeu a importância da rede de atenção e proteção para as pessoas com deficiência. Luís Renato ressaltou que, junto aos demais órgãos que a compõem, a Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas do Estado de Minas Gerais se tornou uma realidade, cujo objetivo é a ampliação para garantia dos direitos à pessoa com deficiência.

Os demais participantes colocaram em evidência a necessidade de mudança na percepção social em relação às pessoas com Síndrome de Down. Também foram cobrados respeito, escuta e diálogo que proporcionem inclusão. Com exemplos de experiências pessoais, os parlamentares presentes defenderam a importância da luta em prol da pessoa com deficiência e o respeito aos seus direitos que precisam ser preservados.
Clique aqui para assistir à audiência na íntegra.
Com informações ALMG.