Defensoria de Minas e Esdep-MG realizam Curso de Formação Continuada em Gênero e Raça/Etnia

Por Assessoria de Comunicação em 4 de abril de 2022

Capacitação voltada para o público interno e externo tem o objetivo de fortalecer a Defensoria como Instituição plural e humanizada. Programação se estende até dezembro

A Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio de sua Escola Superior (Esdep-MG), oferecerá o “Curso de Formação Continuada em Gênero e Raça/Etnia: Uma Perspectiva Interseccional da Defensoria Pública”. A capacitação tem o apoio da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG).

Serão 9 módulos a serem apresentados entre os meses de abril e dezembro deste ano, com o início em 6 de abril. O objetivo do curso, voltado para o público interno e externo, é contribuir na construção de uma Defensoria plural, levando em consideração o debate dos marcadores das diferenças sociais no país, tais como as questões de gênero, raça/etnia e classe social.

A capacitação se propõe a “municiar as alunas e alunos de subsídios teóricos e práticos para o atendimento humanizado às meninas e mulheres, em especial as mulheres negras, quilombolas, indígenas, migrantes, em situação de rua, oriundas de povos e comunidades tradicionais, encarceradas, trans e travestis, homossexuais e bissexuais, com deficiência e idosas”.

Outro viés da formação está ligado à condução de práticas extrajudiciais e judiciais, promovendo o acesso à justiça a partir da desconstrução de paradigmas ainda presentes na sociedade, como por exemplo opressão de gênero, raça/etnia e classe social.

Todas as defensoras públicas e defensores públicos, servidoras e servidores, funcionárias terceirizadas e funcionários terceirizados, adolescentes trabalhadoras e trabalhadores, estagiárias e estagiários que atuem nas unidades da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais estão englobados no público-alvo deste curso. Mas o curso estará disponível também para o público externo.

Como participar e horários

A capacitação será dividida em duas turmas, nos horários de 9 às 11 horas e de 14 às 16 horas em datas estabelecidas (veja programação abaixo).

Para aqueles que se inscreverem, as aulas ocorrerão na Plataforma Teams. O link de acesso será enviado ao participante após a inscrição. Encerrado o curso, será disponibilizado também o certificado em caso de frequência mínima de 75%. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Já o público que não se inscrever poderá acompanhar o curso por transmissão em tempo real por meio do canal da Defensoria Pública no YouTube (c/defensoriamineira).

Clique aqui para ver a programação completa.

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS