A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional (SGPSO), realizou nesta quinta-feira (25/7) o Dia da Vacinação, destinado a todas as defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários, colaboradoras e colaboradores da DPMG.
O atendimento foi feito por meio do ônibus itinerante da Instituição e extensivo também a toda a população interessada. A vacinação aconteceu das 8h30 às 16h30, em frente à Unidade I da DPMG, que fica na Rua dos Guajajaras, 1707, bairro Barro Preto.
Ao todo foram aplicadas 633 doses e imunizadas 328 pessoas, com as doses disponíveis oferecidas: contra Influenza (gripe), Covid-19, Febre Amarela, Dupla Adulto (difteria e tétano) e Hepatite B.
Adrielle Cantão, enfermeira do trabalho da DPMG, falou sobre a importância da ação como uma forma de conscientizar a respeito da vacinação e da prevenção, sobretudo no cenário pós-pandemia da Covid-19.
A coordenadora do Centro Psicossocial da DPMG, Luciana Raquel Azevedo Gama, também ressaltou o benefício da vacinação para os servidores: “Estou estimulando minha equipe toda a participar, porque é a promoção da saúde, é o cuidado com a gente. Para podermos fazer um atendimento com qualidade, primeiro temos que ter qualidade de saúde”.
Este foi o caso de Iago Eustáquio, estagiário de pós-graduação em Direito na DPMG, que aproveitou a ocasião para atualizar o cartão de vacinas. Ele comentou sobre a necessidade e importância desse tipo de ação e a divulgação nos canais de comunicação da Instituição, estimulando ainda mais as pessoas a ficarem em dia com a saúde.
Pessoas que moram na região ou que passavam pelo local também aproveitaram a oportunidade para a vacinação. Zendiara é cuidadora de idosos e resolveu se vacinar quando viu o veículo na porta da Defensoria Pública. Para ela só faltava a da gripe, já que na correria do dia a dia ainda não havia conseguido tomar a dose esse ano. “Eu tive gripe o mês passado porque eu não tomei a vacina, fiquei ruim, mas agora tomei para me prevenir, ficar imune, que é o bom, né?”.