A unidade da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) no município de Itabira foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (27/10).
A sede é estruturada para proporcionar acolhimento e atendimento qualificados às cidadãs e cidadãos que buscam os serviços da DPMG. O espaço conta com gabinetes para atendimento individualizado, amplas instalações, acessibilidade para pessoas com deficiência, além de estar localizada próximo ao Fórum, facilitando o acesso da população.
Além da população de Itabira, a unidade atende também os municípios de Itambé do Mato Dentro, Santa Maria de Itabira e Passabém e o distrito de Ipoema. Com duas defensoras públicas em atuação nas áreas de Família e Cível, são realizadas em média 500 atendimentos/acolhimentos mensais. A unidade conta ainda com um Centro de Conciliação e Mediação.
Inauguração
Em seu pronunciamento, a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, observou que a DPMG já vinha atuando no município, com o termo de compromisso firmado com a Vale em razão do descomissionamento da barragem local, e pontuou a importância da instalação definitiva da Defensoria Pública em Itabira, “uma cidade tão grande e tão forte em Minas Gerais e que ainda não contava com o modelo constitucional de acesso à Justiça”.
Ao finalizar sua fala a defensora-geral destacou a excelência dos serviços prestados pela unidade de Itabira.
“Que vocês continuem com esse coração verde, distribuindo a justiça e amor; e continuem atuando, não só garantindo o acesso à Justiça, mas também politicamente, fortalecendo nossa Instituição e o sistema brasileiro de justiça como um todo”, afirmou.
A coordenadora Local, defensora pública Larissa Vieira Jadjiski, lembrou o início das atividades da Defensoria Pública em Itabira, em uma sala no Fórum, e enfatizou as excelentes instalações da sede inaugurada.
“Fomos surpreendidos com uma sede ainda melhor do que imaginávamos. Privacidade nos nossos atendimentos, confortável, com acessibilidade integral e com maior capacidade ao atendimento aos cidadãos. Eu costumo resumir essa sede como garantia de dignidade às nossas assistidas e assistidos, tão vulnerabilizados em todos os aspectos”, disse a coordenadora.
Larissa Vieira agradeceu à equipe da unidade, assessor, estagiárias e estagiários, servidora e à defensora pública Gabrielle Aguilar de Resende, “que fazem acontecer para a qualidade dos nossos serviços aqui prestados”, e destacou todos que trabalham em conjunto, “pela promoção dos direitos e pelo fortalecimento e reconhecimento da nossa Instituição”.
Também prestigiaram a solenidade o procurador-geral do Município, Luis Edson Bueno Guerra; o juiz de Direito, Guilherme Esch de Rueda; o promotor de Justiça, Renato Ângelo Salvador Ferreira; o delegado de Polícia Civil, José Luis Quintão; a presidente da OAB de Itabira, Patrícia de Freitas Vieira; a defensora pública Gabrielle Aguilar de Rezende, que atua na área Cível em Itabira; a diretora-presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), defensora pública Marolinta Dutra; a chefe de Gabinete da Defensoria-Geral, defensora pública Caroline Goulart Teixeira; o defensor público-auxiliar da Defensoria-Geral, Gustavo Martinho; a defensora pública Priscila Brito de Melo; e o chefe da Assessoria Militar da Defensoria Pública de Minas, tenente-coronel William Machado.
Alessandra Amaral – Jornalista DPMG.