A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior (Esdep), promove no próximo dia 31, às 10h, palestra alusiva ao “Dia Nacional da Visibilidade Trans”, celebrado no dia 29 de janeiro. Com o tema “Identidade e Saúde Mental da População Trans”, o encontro é aberto ao público e será realizado via Teams, com transmissão simultânea no canal da DPMG no Youtube (c/defensoriamineira).
Participam como palestrante a doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações, Jaqueline Gomes de Jesus; a defensora pública da DPMG, membra das Comissões de Diversidade Sexual e para Assuntos Internacionais da ANADEP, Mônica Alves da Costa; e a jornalista e pesquisadora de gênero atrelada a raça, Juhlia Santos.
O objetivo do evento é desenvolver uma compreensão profunda sobre as questões relacionadas à identidade de gênero e a influência direta na saúde mental de pessoas trans, além de sensibilizar os defensoras e defensores públicos para os desafios jurídicos específicos enfrentados por este público, incluindo discriminação e acessibilidade a serviços de saúde mental.
O encontro também tem o intuito de identificar e discutir as barreiras que as pessoas trans enfrentam ao buscar apoio jurídico e como essas barreiras impactam sua saúde mental.
Durante o debate, defensoras e defensores públicos serão apresentados às ferramentas e conhecimentos necessários para uma abordagem jurídica sensível ao gênero, respeitando a identidade e as experiências de pessoas trans.
Será fomentado o diálogo entre os participantes, proporcionando um espaço para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências relacionadas ao tema.
A emissão de certificados será feita mediante inscrição no site da Escola Superior. Clique aqui para realizar a sua inscrição. ()
Clique aqui para participar do debate via Teams.