Projeto BLITZ DPMG estimula a comunicação não-violenta e a responsabilidade nas redes sociais por meio de dinâmicas, palestras e distribuição de materiais informativos
Colégios e escolas das redes públicas estadual e municipal e da rede particular de Belo Horizonte receberam a BLITZ DPMG nesta quinta-feira (20/4).
Iniciativa da Defensoria Pública de Minas, a atividade busca promover a cultura da paz no ambiente escolar. A ideia é estimular a comunicação não-violenta e a responsabilidade nas redes sociais, por meio de dinâmicas.
Estudantes e membros da comunidade escolar participaram de rodas de conversa com defensoras públicas e psicólogas do Centro Psicossocial da DPMG para falar sobre os sentimentos gerados pelas fakenews de ataques às escolas.
A defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, estava presente na BLITZ realizada na Escola Estadual Augusto de Lima, no bairro Serra, e abriu a conversa com alunas e alunos apresentando a Defensoria, explicando como atua na defesa dos direitos das pessoas e mencionando ações voltadas para a educação, como o Mesc.
Ela destacou a importância do acolhimento e segurança dos estudantes.
“Vocês são protagonistas do processo de educação e da mudança para melhor da sociedade no futuro. Por isso, é fundamental que tenham um ambiente seguro e de paz na escola para que voem alto quando saírem daqui para a vida adulta e profissional. Queremos que se sintam acolhidos”, afirmou Raquel da Costa Dias.
Estudantes foram acomodados no pátio ou auditórios das escolas para participarem da apresentação da Defensoria.
Na Augusto de Lima houve bate-papo e dinâmica de grupos, com a defensora pública Ana Paula Coutinho Canela, coordenadora da Defensoria Especializada dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes– Ato Infracional. Algumas alunas e alunos foram escolhidos para representar a DPMG, vestindo o colete da Instituição.
O papel compartilhado na promoção da paz foi lembrado pela defensora Ana Paula Canela. “Estamos aqui para falar dos assuntos importantes que envolvem a escola, mas é um momento festivo, de alegria para nós. A escola é um instrumento de pacificação da sociedade. Vocês são multiplicadores da paz e têm uma responsabilidade compartilhada com a sociedade neste sentido”, observou.
A vice-diretora da Escola Estadual Augusto de Lima, Êrika Pena, avaliou a iniciativa como importante e agregadora. “É extremamente gratificante receber a Defensoria Pública aqui porque é uma instituição que tem ascensão maior na visão das meninas e meninas, assim como a polícia, a Justiça, entre outras. Com esta ação realizada hoje, eles podem enxergar melhor como eles e a escola são importantes na formação da sociedade. E o corpo docente também se sente valorizado”.
Além das rodas de conversa com os estudantes e palestras das defensoras e psicólogas, a Defensoria Pública distribuiu o folder educativo “Escola e Violência – Vamos conversar sobre isso?”. O material foi elaborado pela Coordenadoria Estratégica de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Cededica), da DPMG.
Clique aqui para ler o folder.
Além da defensora-geral Raquel Dias e da coordenadora Ana Paula Canela, participaram da BLITZ DPMG desta quinta: a chefe de Gabinete, defensora pública Caroline Loureiro Goulart Teixeira; a coordenadora da Cededica, defensora pública Daniele Bellettato Nesrala; a defensora pública-auxiliar Emília Eunilce Alcaraz Castilho; a defensora pública Eden Mattar; as psicólogas do Centro Psicossocial da DPMG, Luciana Raquel Azevedo Gama e Elieth Santiago; e as estagiárias de pós-graduação Cláudia de Morais Drumond e Ana Clara Rodrigues Enoque.
BLITZ DPMG
O Projeto BLITZ DPMG visa promover a cultura da paz nas escolas e tem como objetivos, além de apresentar a Defensoria Pública e seus serviços, divulgar canais de acesso e suas redes sociais para a comunidade escolar.
Alessandra Amaral – Jornalista/DPMG.