Defensoria Pública de Minas inaugura novas instalações e aprimora atendimento à população em Cambuí

Por Assessoria de Comunicação em 3 de dezembro de 2021

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) inaugurou, nesta quinta-feira (2/12), as novas instalações da Instituição em Cambuí, no Sul do estado. Além de Cambuí, a comarca abrange os municípios de Senador Amaral Bom Repouso e Córrego do Bom Jesus.

A nova sede foi estruturada para proporcionar atendimento cada vez mais qualificado às pessoas que procuram pelos serviços da Defensoria de Minas. Localizada no centro da cidade, facilitando o acesso dos assistidos, é composta por dois gabinetes, uma sala para recepção e triagem e uma sala de atendimento.

A inauguração dá continuidade à política institucional de instalação de sedes melhor estruturadas, custeadas com recursos próprios, para aprimorar o atendimento aos assistidos.

Descerramento da placa de identificação da Unidade – Fotos: Marcelo Sant’Anna

Pronunciamentos

Em seu pronunciamento, o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, lembrou os desafios de administrar uma instituição tão importante para a população carente, ressaltando a importância das parcerias com outras instituições e órgãos, “com o objetivo comum de prestar um serviço de qualidade para os cidadãos”.

“As dificuldades trazem oportunidades e fazem a Instituição crescer. A pandemia foi uma oportunidade para que população entendesse o atendimento virtual. Com o norte do nosso primeiro Planejamento Estratégico, estávamos preparados e desenvolvemos rapidamente as novas tecnologias de atendimento virtual”, lembra o defensor-geral.

“O assistido ganha muito com isso. Hoje, ele não precisa perder o dia de trabalho e se deslocar até a Defensoria para levar um documento. Isso evita o dilema de ter que escolher entre buscar um direito seu ou defender o sustento do dia”, afirmou o DPG.

Ao finalizar, Gério Patrocínio Soares enalteceu o trabalho de excelência e o compromisso das defensoras e defensores públicos que atuam em Cambuí e nas unidades da Regional Sul. “Nós temos um time fantástico. Cada conquista é resultado do trabalho de todos”, ressaltou.

Defensor público-geral Gério Soares fala para os presentes na cerimônia de inauguração

Para o defensor público e coordenador local em Cambuí, Luciano Morgado Guarnieri, as novas instalações da Unidade representam “a continuidade do trabalho de uma gestão que é um divisor de águas na nossa Instituição”.

Ele destacou o avanço da nova estrutura como um passo à frente e agradeceu a presença das autoridades, que “nos confere credibilidade e nos dá força para continuarmos esse trabalho que é um sacerdócio”.

Defensor público Luciano Morgado em seu pronunciamento

O coordenador local substituto de Cambuí, Mauro Batistela Abdel Nour, também destacou os expressivos avanços, tanto de estrutura quanto de pessoal, que a Defensoria Pública teve nos últimos anos. “Podemos observar a evolução, não apenas aqui em Cambuí”, afirmou.

Mauro Batistela parabenizou a “administração de Gério Patrocínio Soares e de toda a sua equipe, que realmente tem sido brilhante e trouxe grande parte desses avanços”.

Defensor público Mauro Batistela

O coordenador da Regional Sul de Minas e local em Pouso Alegre, defensor público Walter Valle Martins Junior, observou que os anos de 2020 e 2021 foram desafiadores para a DPMG, que “precisou se reinventar para continuar os atendimentos, e isso aconteceu graças à eficiência da gestão”.

Walter Valle salientou que, em geral, os assistidos da Defensoria preferem ser atendidos presencialmente e as instalações planejadas para eles possibilitam recebê-los com dignidade e com fácil acesso.

Defensor público Walter Valle

A defensora pública Ludmila de Almeida Fanuchi, coordenadora local substituta de Camanducaia, afirmou que a atual administração da DPMG “vai ficar marcada pelo olhar para o interior”.

Ela agradeceu ao defensor-geral “por ter trazido a tecnologia, ter melhorado os nossos prédios, ter trazido funcionários. Nossa vida profissional hoje é outra e podemos entregar muito mais para os assistidos. Espero que a gestão sucessora acompanhe o caminho que já trilhamos, porque não podemos retroceder”, disse.

Defensora pública Ludmila Fanuchi

Presenças

A solenidade contou com a presença da chefe de Gabinete da Defensoria-Geral, defensora pública Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; do defensor público coordenador local em Extrema, Sérgio dos Santos; da promotora de Justiça Karina Seiko; do procurador do Município, Gabriel Moreira de Oliveira, representando o prefeito Tales Tadeu Tavares; do comandante do 59º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Júlio César de Campos Silva, representando o comandante da 17ª Região de Polícia Militar, coronel Lucas Pinheiro dos Santos Neto; do chefe da Assessoria Militar da DPMG, tenente coronel William de Oliveira Machado; do delegado de Polícia Civil, Renato Mendes Wisniewski; e do presidente da OAB – Subseção de Cambuí, Sérgio Adriano de Oliveira; além de servidores e servidoras, estagiários e estagiárias.

Após a solenidade, o defensor-geral, a chefe de Gabinete, defensoras e defensores públicos e demais autoridades presentes percorreram as novas instalações
Dispositivo das autoridades
DPG, defensora, defensores públicos e autoridades presentes

Unidade Cambuí

A Defensoria Pública em Cambuí está localizada na Rua Vereador Ângelo Bernardo Faccio, nº 90, Centro.

Dois defensores públicos atuam nas áreas criminal, tribunal do júri, execução penal, atos infracionais, juizados especiais criminal, família e sucessões, curadoria, juizados especiais cíveis e na área cível. São realizados, em média, 25 atendimentos por dia.

Deu na mídia:

Portal Estado de Minas

Terra do Mandu

Vale Independente

Alô Alô Cidade

Alessandra Amaral / Jornalista DPMG

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS