Defensoria, Governo e Instituições de Justiça divulgam resultado da consulta popular realizada em Brumadinho e nos outros 25 municípios

Por Assessoria de Comunicação em 2 de dezembro de 2021

Defensoria Pública de Minas Gerais, Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais e Ministério Público Federal divulgaram nesta quarta-feira (1º/12) o resultado da Consulta Popular, realizada em Brumadinho e nos outros 25 municípios considerados atingidos. Podem ser acessados os números da participação por município e os subtemas mais priorizados em cada um deles. 

Acesse a lista com os subtemas mais priorizados por município neste link.

Local do rompimento das barragens da Vale S.A em 25 de janeiro de 2019, Brumadinho teve a maior participação registrada, com 2.551 priorizações; seguido por Pompéu – 922 -; e Felixlândia – 905 -. No geral, as áreas para investimentos mais priorizadas nos 26 municípios foram Saúde e Infraestrutura Urbana e Rural.

O processo contou com a participação de mais de 10 mil pessoas e foi realizado entre os dias 5 e 22 de novembro. Os participantes – receptores do Auxílio Emergencial da Vale; e eleitores com CPF cadastrado na Justiça Eleitoral – puderam indicar áreas prioritárias para receber investimentos em seus municípios. A consulta foi feita pela internet: pelo aplicativo MGApp e pelo Portal do Cidadão MG, do Governo de Minas; contou também com pontos de apoio fixos e itinerantes.

A Consulta Popular é uma fase consultiva e de participação direta das pessoas atingidas prevista no Acordo Judicial assinado em 4 de fevereiro de 2021 pelos compromitentes Governo de Minas, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública. Compõe os anexos I.3 e I.4, e vai contribuir na definição da lista de projetos de fortalecimento dos serviços públicos a serem executados pela Vale S.A. em Brumadinho e nos outros 25 municípios atingidos pelo rompimento das barragens.

Veja abaixo quais serão os próximos passos da execução dos anexos I.3 e I.4. 

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS