Representando a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), as defensoras públicas Samantha Vilarinho, coordenadora Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Cedem) e Mariana Carvalho de Paula de Lima, assessora de Administração Estratégica e Inovação; e o defensor público Vladimir Rodrigues, em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, participaram da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ realizada no domingo (9/7), na Praça da Estação.
Também participaram os servidores da DPMG, Alfredo Junior, da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEP) e Carla Araújo, do Centro de Conciliação e Mediação.
As defensoras públicas e o defensor público prestaram orientações jurídicas no estande montado para atendimento ao público, esclarecendo dúvidas sobre direitos civis, criminais, dentre outras atribuições de competência da instituição. Também falaram sobre os serviços prestados pela Defensoria Pública ao público LGBTQIAPN+. Houve ainda distribuição de cartilhas da DPMG.
Com a temática “Democracia: liberdade e direitos para todes”, o evento buscou levar ao público a reflexão sobre a importância da liberdade e dos direitos assegurados para todas as pessoas, independentemente de gênero e de orientação sexual.
A retificação de nome e de gênero no registro civil é hoje a principal demanda do público LGBTQIAPN+, mas, a Defensoria Pública tem preocupação com outras questões, como saúde e educação em direitos. Desta forma, a DPMG procura manter o diálogo com outras instituições para iniciativas de conscientização e garantia de direitos para a comunidade LGBTQIAPN+.