A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) – em parceria com o Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (Cori-MG) – promoverá no próximo dia 3 de fevereiro a primeira formatura do Projeto Oportunidade. A cerimônia ocorrerá no auditório da Instituição, na sede de Belo Horizonte, a partir de 14 horas, e também será transmitida pelo canal da Defensoria no Youtube (c/defensoriamineira).
Clique aqui para acompanhar o evento.
A iniciativa, inédita da DPMG, ofereceu às mulheres assistidas pela Defensoria a oportunidade de participar, de maneira gratuita, de cursos de capacitação em sete modalidades profissionalizantes: bolos e delícias, costura, escovista iniciante, massagem relaxante, maquiagem, designer de sobrancelhas e salgados.
O trabalho contou com o apoio da Cooperativa de Crédito Sicoob CoopJus – que doou os aventais do Projeto para realização dos cursos – e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Minas), que ministrou os treinamentos.
Realizados no formato de workshop, os módulos de ensino variaram entre duas e doze horas de carga horária e tiveram como objetivo o aprendizado focado em técnicas básicas e específicas de cada segmento, além de ferramentas de gestão voltadas para o ofício, de marketing digital e até de administração eficaz do tempo.
Nesta primeira edição do Projeto Oportunidade as capacitações foram oferecidas apenas às mulheres assistidas pela Defensoria mineira e o resultado do trabalho mostrou-se bastante promissor: em todas os cursos oferecidos, cerca de 90 assistidas concluíram com satisfação os objetivos propostos.
O Projeto Oportunidade surgiu a partir da sensibilidade de defensoras e defensores públicos que, ao longo dos atendimentos diários prestados, notaram a necessidade de oferecer algo que pudesse cooperar para a composição da renda das famílias acolhidas.
Nos grupos criados pelas novas profissionais para trocar ideias e compartilhar experiências, o tema formatura é cercado de grande expectativa, já que boa parte das assistidas enxerga no evento mais do que uma cerimônia.
“É a chance de dizermos à sociedade que, mesmo em meio a tantas dificuldades e restrições, temos a oportunidade de aprender ou recomeçar num novo ofício, que pode ser a saída para quem não enxergava mais uma porta, uma oportunidade no mercado de trabalho”, afirma uma das assistidas formandas.
A formatura será realizada às 14 horas na Unidade 1 da Defensoria Pública de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A inciativa passa e integrar e reforçar as ações extrajudiciais desenvolvidas pela Instituição, como agente de transformação social, e focadas no atendimento de pessoas vulnerabilizadas.
Serviço: Formatura das Assistidas do Projeto Oportunidade
Local: Auditório da Defensoria Pública de Minas – Unidade 1 – Barro Preto
Dia e Horário: 3 de fevereiro (6ª feira), às 14 horas
Transmissão: Canal da DPMG no Youtube – c/defensoriamineira
Informações – (31) 3526 0515 / 0456 ASCOM/ DPMG – ascom@defensoria.mg.def.br