Na sexta-feira (18/11), de 9 às 17 horas, a Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio do projeto “Por uma Defensoria Antirracista”, irá realizar o evento “Arte, Cultura e Consciência Negra”.
A programação, que antecipa a celebração pelo 20 de novembro – Dia da Consciência Negra – é uma realização da Câmara de Estudos de Igualdade Étnico-Racial, Identidade de Gênero e Diversidade Sexual, com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), da DPMG.
A programação ocorrerá no auditório da Unidade I, com diversas atividades:
- 9 às 17h – Feira de artesanato e exposição de Arte Negra
- 13h30 – Roda de Conversa: “Defesa dos direitos dos Quilombos em BH”, com a participação de representantes dos Quilombos Urbanos da capital. A apresentação terá como facilitadora a defensoria pública Ana Cláudia Alexandre Storch.
- 15h – Apresentação cultural dos Quilombos
- 15h30 – Apresentação de Grupo de Congado

Por uma Defensoria Antirracista
É um projeto da Defensoria Pública de Minas Gerais, que visa capacitar seus membros e membras, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, jovens aprendizes, voluntárias, voluntários, assistidos e assistidas para o enfrentamento ao racismo estrutural e institucional contribuindo com a equidade racial.
Também tem como finalidade apresentar à sociedade uma resposta da Defensoria Pública de Minas ao racismo, cumprindo o papel que lhe é destinado como vetor constitucional de uma conscientização e atuação antidiscriminatória.
Clique aqui para assistir o evento pelo canal da Defensoria de Minas no YouTube.