Cento e cinquenta e nove casais formalizaram sua união no Mutirão de Conversão de União Estável em Casamento que a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizaram na sexta-feira (6/9) em Unaí, região Noroeste do Estado.
A iniciativa oferece oportunidade para que casais que já vivem juntos possam regularizar sua união gratuitamente. A conversão da união estável em casamento garante que todo o tempo de união estável seja abarcado pelos efeitos jurídicos do casamento, proporcionando segurança jurídica para os casais.
Para marcar a data e celebrar a união dos casais, foi realizada uma cerimônia no ginásio poliesportivo do município, decorado especialmente para a ocasião. O evento contou com entrada dos noivos no tapete vermelho e marcha nupcial.
Juntos há 30 anos, Rosami Maria de Jesus e José Batista Custódio aproveitaram o mutirão para oficializar sua união. “Foi nossa filha, de 25 anos, que ficou sabendo do mutirão e arrumou tudo. Agora, estamos aqui nos casando. Estamos muito felizes”.
Autoridades, entre elas os defensores públicos que atuam em Unaí, Carlos Eduardo Vieira e Antonio Soares da Silva Júnior (coordenador local e da Regional Noroeste), familiares e amigos prestigiaram a cerimônia.
O mutirão foi uma realização da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Unidade em Unaí e da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), em parceria com o TJMG, por meio do Cejusc local (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania).
Alessandra Amaral – Jornalista DPMG.