A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) é uma das instituições apoiadoras do I Festival da Inclusão, promovido pelo Instituto Galo em parceria com o Instituto Mano Down. Em homenagem à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o tema deste ano foi “Conectar e somar para construir inclusão”.
O Festival aconteceu nesta segunda-feira (21/8), na Arena MRV, com shows de Dudu do Cavaco e Comarca 5.2, entre outras atrações musicais.
A defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, participou da iniciativa acompanhada da chefe de Gabinete, defensora pública Caroline Goulart Loureiro, e do coordenador Estadual da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, defensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro.
Para o coordenador Estadual da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, é importante a participação da DPMG em iniciativas como esta, “uma vez que é a responsável por garantir os direitos da pessoa com deficiência ao lazer, à cultura e ao esporte. A presença de representantes da Defensoria Pública é fundamental não só para comemorar juntos o primeiro Festival da Inclusão, mas também para estreitar a parceria com o Clube Atlético Mineiro e com o Instituto Galo, para que novos eventos, principalmente de conscientização, possam ser realizados com a parceria institucional da Defensoria”.
Luis Renato acrescentou ainda que a DPMG, além da atuação na Coordenadoria Estadual da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa, exerce, também, a coordenação-geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas do Estado de Minas Gerais. A rede é responsável por, dentre outras, articular, apoiar, incentivar eventos dessa natureza e provocar a conscientização das pessoas em geral em relação aos seus direitos.
O Festival de Inclusão é o primeiro promovido pelo Instituto Galo e pelo Clube Atlético Mineiro. De acordo com a presidente da instituição, Maria Alice Coelho, a expectativa é, no próximo ano, ampliar o evento. “É uma ação que tem a cara do Instituto Galo e pretendemos ampliar de forma significativa o número de instituições e pessoas para o ano que vem”. Já o presidente do Clube Atlético Mineiro, Sergio Coelho, enfatizou o pioneirismo do clube relacionado à inclusão social. “O Instituto Galo está aqui para que possa atender à comunidade de todas as formas e para o bem de todos”.
Cristiane Silva – Jornalista/DPMG.