Em um dia festivo e alegre, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) recebeu um público diferente nesta sexta-feira (24/5). Filhas e filhos e familiares de defensoras, defensores, servidoras e servidores alegraram as unidades da Instituição em comemoração ao Dia Internacional da Família, celebrado em 15 de maio, e ao Dia do Trabalhador, 1º de maio.
O evento, que visa o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais que trabalham na Defensoria, é uma iniciativa da Superintendência de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional (SGPSO), por meio da sua Diretoria de Desenvolvimento do Servidor e Saúde Ocupacional (DDSSO), com apoio e participação da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (Cooproc) e da Assessoria de Comunicação (Ascom.)
“É um cuidado da Instituição com o seu corpo funcional. É uma ação que visa gerar o bem-estar, motivar e gerar uma sinergia com seus colaboradores. A literatura nos ensina que é preciso cuidar do ser humano para além do trabalho. Outras ações nesse sentido serão realizadas, é um dos projetos estratégicos da Defensoria investir cada vez mais no cuidado das pessoas que fazem parte do seu dia a dia”, explica o diretor da DDSSO, Sandro Alves Bustamante.
Programação
Em Belo Horizonte, a programação foi variada, com contação de histórias, oficinas de argila e pintura, desenho livre, além de brincadeiras e dinâmicas.
A iniciativa foi realizada, também, na unidade de Poços de Caldas.
A defensora pública-geral Raquel da Costa Dias abriu o evento em BH, deu as boas-vindas para as crianças, interagiu com os pequenos, perguntando o que gostariam de ser no futuro, e lembrou um pensamento do Ziraldo: “Adulto vive tendo saudades da vida que passou. Criança tem saudades do futuro”.
“Hoje é um dia em que nós, adultos, retornamos à infância, nos lembrando das vezes em que fomos ao trabalho dos nossos pais, e vocês, crianças, sonham com o futuro. Vocês estão aqui para verem como o trabalho da mãe e do pai de vocês é bonito, como é bom trabalhar para ajudar e defender as pessoas”, disse a DPG.
A servidora da SGPSO, Gislaine, achou “muito importante para os filhos poderem ver como que é o nosso ambiente de trabalho. Para eles conviverem, conhecerem as pessoas com que a gente convive o tempo inteiro. Para saberem que passamos a maior parte do tempo aqui, mas que também estamos aqui para poder auxiliar outras pessoas”.
Todos os convidados da defensora pública Ana Paula Antunes – seus filhos Davi, Laura e Beatriz, a sogra Rosy e o tio Neudir – adoraram a confraternização. “Estão de parabéns, amamos. Achei muito importante a Defensoria mostrar e conscientizar as crianças sobre partilhar e ajudar o próximo”, disse Rosy.
Alessandra Amaral – Jornalista DPMG.