DPMG sedia lançamento da campanha ‘Autismo – Discriminação é Crime’. Veja vídeo no canal da Instituição

Por Assessoria de Comunicação em 16 de junho de 2021

“A Defensoria Pública tem a obrigação de prestar um serviço de qualidade, buscando fortalecer a rede de proteção dos direitos daqueles que procuram nosso ofício”, afirmou o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, durante o lançamento da campanha “Autismo – Discriminação é Crime!”.

A solenidade aconteceu nesta terça-feira (15/6), no auditório da sede da Defensoria Pública de Minas Gerais. O evento foi restrito, sem presença de plateia, com transmissão simultânea pelo canal da DPMG no Youtube.

Defensor público-geral Gério Patrocínio Soares ressaltou que a parceria amplia a forma de atuar da Defensoria Pública. Fotos: Marcelo Sant’Anna/DPMG

Idealizada e produzida pelo artista plástico, cineasta e autista Ernane Alves, a campanha tem como objetivo levar informação gratuita e acessível à sociedade brasileira sobre os direitos dos autistas e promover a neurodiversidade.

“A falta de informação é uma lacuna na sociedade. Muitos são os mitos em torno do autismo. Mas antes de sermos autistas, somos seres humanos com nossas particularidades e individualidades”, definiu Ernane Alves.

De acordo com o artista plástico e cineasta Ernane Alves, a falta de informação cria mitos em torno do autismo

A campanha foi lançada de forma híbrida, com ampla divulgação nas redes sociais e sites das instituições parceiras, no blog Luz Azul e também na versão física, com cartazes impressos fixados em repartições públicas e privadas da capital mineira.

Cartaz da campanha afixado em uma das sedes da DPMG, em Belo Horizonte

Além da Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio do Projeto Inclusão Verde Mundo – Rede em Proteção, são parceiros da iniciativa a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB Minas Gerais, a CADDA – Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Minas Gerais e o Grupo Autismo Legal, de São Paulo.

Inclusão Verde Mundo

O coordenador do projeto Inclusão Verde Mundo, defensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, ressaltou a importância do lançamento da campanha na sede da DPMG, como a concretização de sua função institucional.

“A Defensoria Pública tem papel essencial em dar voz à pessoa com deficiência. Ao proporcionar o exercício do direito, da competência e da abrangência do discurso, a instituição permite, não só a representatividade como o reconhecimento do direito de forma autônoma e independente”, afirmou o defensor público.

Defensor Luis Renato Braga Arêas Pinheiro

O Projeto Inclusão Verde Mundo – Rede em Proteção, desenvolvido pela Defensoria de Minas, tem dentre as finalidades de atuação a conscientização em direitos e a atuação em Rede. As pessoas com autismo, suas famílias e a sociedade em geral precisam de campanhas educativas para compreenderem e saberem acessar os direitos que permeiam o Espectro Autista.

Presenças

A mesa de trabalho foi composta também pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB/MG e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados, Washington Luiz Leite Lana; pela integrante da Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Mina Gerais, Maristela Ferreira; e pela idealizadora do projeto Autismo Legal, Carla Bertin, que participou por videoconferência.

Mesa solene. O intérprete de Libras, Hélio Vieira, fez a tradução do evento.

Estiveram presentes ainda o subdefensor público-geral de Minas Gerais, Nikolas Stefany Macedo Katopodis;  a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias da DPMG, Michelle Mascarenhas Glaeser; o coordenador da Defensoria Especializada na Pessoa Idosa e Pessoa com  Deficiência, Estevão Machado de Assis Carvalho; o presidente da Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Minas Gerais, José Salvietto; e pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB-MG o secretário geral-adjunto Diego Colcerniani Ribeiro e a tesoureira-geral Joana Cançado.

A transmissão do lançamento da campanha “Autismo – Discriminação é Crime!” encontra-se disponível no canal da Defensoria Pública no Youtube (c/defensoriamineira).

https://www.youtube.com/watch?v=nBG_9h3qzbQ

Cristiane Silva / Jornalista DPMG

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS