“A Defensoria Pública tem a obrigação de prestar um serviço de qualidade, buscando fortalecer a rede de proteção dos direitos daqueles que procuram nosso ofício”, afirmou o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, durante o lançamento da campanha “Autismo – Discriminação é Crime!”.
A solenidade aconteceu nesta terça-feira (15/6), no auditório da sede da Defensoria Pública de Minas Gerais. O evento foi restrito, sem presença de plateia, com transmissão simultânea pelo canal da DPMG no Youtube.
Idealizada e produzida pelo artista plástico, cineasta e autista Ernane Alves, a campanha tem como objetivo levar informação gratuita e acessível à sociedade brasileira sobre os direitos dos autistas e promover a neurodiversidade.
“A falta de informação é uma lacuna na sociedade. Muitos são os mitos em torno do autismo. Mas antes de sermos autistas, somos seres humanos com nossas particularidades e individualidades”, definiu Ernane Alves.
A campanha foi lançada de forma híbrida, com ampla divulgação nas redes sociais e sites das instituições parceiras, no blog Luz Azul e também na versão física, com cartazes impressos fixados em repartições públicas e privadas da capital mineira.
Além da Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio do Projeto Inclusão Verde Mundo – Rede em Proteção, são parceiros da iniciativa a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB Minas Gerais, a CADDA – Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Minas Gerais e o Grupo Autismo Legal, de São Paulo.
Inclusão Verde Mundo
O coordenador do projeto Inclusão Verde Mundo, defensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, ressaltou a importância do lançamento da campanha na sede da DPMG, como a concretização de sua função institucional.
“A Defensoria Pública tem papel essencial em dar voz à pessoa com deficiência. Ao proporcionar o exercício do direito, da competência e da abrangência do discurso, a instituição permite, não só a representatividade como o reconhecimento do direito de forma autônoma e independente”, afirmou o defensor público.
O Projeto Inclusão Verde Mundo – Rede em Proteção, desenvolvido pela Defensoria de Minas, tem dentre as finalidades de atuação a conscientização em direitos e a atuação em Rede. As pessoas com autismo, suas famílias e a sociedade em geral precisam de campanhas educativas para compreenderem e saberem acessar os direitos que permeiam o Espectro Autista.
Presenças
A mesa de trabalho foi composta também pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB/MG e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados, Washington Luiz Leite Lana; pela integrante da Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Mina Gerais, Maristela Ferreira; e pela idealizadora do projeto Autismo Legal, Carla Bertin, que participou por videoconferência.
Estiveram presentes ainda o subdefensor público-geral de Minas Gerais, Nikolas Stefany Macedo Katopodis; a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias da DPMG, Michelle Mascarenhas Glaeser; o coordenador da Defensoria Especializada na Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, Estevão Machado de Assis Carvalho; o presidente da Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Minas Gerais, José Salvietto; e pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB-MG o secretário geral-adjunto Diego Colcerniani Ribeiro e a tesoureira-geral Joana Cançado.
A transmissão do lançamento da campanha “Autismo – Discriminação é Crime!” encontra-se disponível no canal da Defensoria Pública no Youtube (c/defensoriamineira).
Cristiane Silva / Jornalista DPMG