Integrando a programação da Semana da Servidora e do Servidor 2022, na manhã desta terça-feira (25/10) aconteceram na Unidade I da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), em Belo Horizonte, aulas de ginástica laboral e massagem relaxante para as servidoras e servidores da Instituição.
Roscio Neves de Oliveira, fisioterapeuta especialista em fisioterapia protética e traumatologia, atuante na Superintendência Central de Perícia Médica com Promoção em Saúde, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), ministrou as aulas de ginástica.

O fisioterapeuta ressalta a importância da ginástica laboral, principalmente no serviço administrativo, que possui maior tendência ao sedentarismo devido às atividades serem muito paradas.
“Quanto mais a pessoa puder se movimentar, ter atividade de manutenção das estruturas corporais, mais essa pessoa previne lesões ocupacionais a médio e longo prazo”, afirma o especialista.
Roscio Oliveira lembra que já é uma tendência mundial o incentivo à prática de ginástica laboral. O fisioterapeuta explica que a atividade auxilia no desenvolvimento mental, na interação entre os servidores, no clima organizacional, bem como no relaxamento do estresse e em questões emocionais, beneficiando não só a saúde, como também o serviço, deixando a pessoa com a liberação de adrenalina, mais responsiva, mais atenta e mais preparada para realizar suas atividades no dia a dia, aumentando a produtividade.
As sessões de massagem relaxante foram oferecidas por profissionais do Senac-MG.

Programação
A Semana da Servidora e do Servidor 2022 é uma realização da DPMG, por meio de sua Escola Superior (Esdep) e da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC).
A programação prossegue até sexta-feira (28/10) e inclui o Congresso das Câmaras de Estudo, com o tema “Direito das minorias e vulnerabilidades”, de 25 a 27/10. No dia 28/10 haverá a palestra do juiz de Direito Haroldo Dutra. Durante toda a semana acontece também a feira de artesanato e alimentos, no foyer do segundo andar da Unidade I da DPMG em Belo Horizonte.