A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) recebeu nesta segunda-feira (29/1) a visita do governador Romeu Zema. O chefe do Executivo esteve na Unidade I da DPMG, em Belo Horizonte, para conhecer as novas instalações do Centro de Conciliação e Mediação, que recentemente passou por expansão.
Por meio de técnicas de autocomposição, com o protagonismo das partes envolvidas, os Centros de Conciliação e Mediação buscam a solução de conflitos de forma extrajudicial, pacificando as relações e contribuindo para desafogar o Judiciário. Em Belo Horizonte, o Centro ganhou novas salas e ampliou o atendimento, garantindo mais conforto e qualidade dos serviços prestados às assistidas e assistidos.
Em 2023, os Centros de Conciliação e Mediação da DPMH fecharam o ano com crescimento de 76% no número de sessões realizadas, em relação a 2022. Foram 9.432 atendimentos, ante 5.368 no ano anterior. O avanço no total de acordos alcançados também é significativo: 3.430 em 2023, ante 2.396 em 2022, aumento de 43%.
Entre as cinco primeiras Unidades, a de Belo Horizonte lidera o ranking de 2023 com 2.112 sessões realizadas, seguida de Montes Claros (1.719), Ribeirão das Neves (968), Janaúba (680) e Santa Luzia (544). Já nos registros de acordos firmados aparecem no topo Belo Horizonte (669), Montes Claros (575), Ribeirão das Neves (267), Uberaba (244) e Passos (243).
Durante a visita, a defensora-geral Raquel da Costa Dias apresentou também o Relatório de Gestão do biênio 2022-2023, com os dados de atendimento à população e destacando as ações realizadas para o fortalecimento da Instituição, além da abertura de novas unidades por meio de cooperações com comarcas já existentes.
“Trabalhamos com a lógica de expandir o atendimento da Defensoria Pública, garantindo o acesso da população à justiça, utilizando bem os recursos de forma racional e lógica. Desta forma, foi possível ampliar o atendimento para 27 novas comarcas do Estado e pretendemos inaugurar novas unidades em 2024,” explicou a defensora-geral.
Ao final da visita, Romeu Zema fez um pronunciamento para defensoras e defensores públicos e falou sobre a importância da gestão eficiente no setor público em busca de resultados positivos. “Fico muito satisfeito de ver os avanços da Instituição nos últimos cinco anos e agradeço às defensoras e defensores pelo trabalho em busca de melhorar a vida de milhões de mineiros, principalmente daqueles que mais precisam. É bom saber que temos, aqui em Minas, uma instituição que funciona. Então, é menos injustiça e mais dignidade e é isso que melhora a vida das pessoas”, ressaltou o governador.
Cristiane Silva – Jornalista/DPMG.