Primeira rodada do Curso de Formação Continuada em Gênero e Raça/Etnia está disponível no YouTube da DPMG

Por Assessoria de Comunicação em 6 de abril de 2022

Já está disponível no canal da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) no YouTube (c/defensoriamineira) a rodada de abertura do Módulo I do Curso de Formação Continuada em Gênero e Raça/Etnia:  Uma Perspectiva Interseccional da Defensoria Pública.

A capacitação aconteceu nesta quarta-feira (6/4). A defensora pública Bárbara Silveira Machado Bissochi, com atuação em Uberlândia/MG, na área de Direito de Família e na Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica, atuou como mediadora.

O primeiro módulo do curso, dividido entre os dias 6 e 29 de abril, propõe o seguinte tema: “O que significa atuar na Defensoria Pública com a perspectiva de gênero e raça/etnia: onde estamos e para onde devemos caminhar?”.

Participaram como facilitadoras a advogada e pesquisadora Larissa Vieira, que integra o Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular e a Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares; e a advogada e professora Lívia Miraglia, educadora associada de Direito do Trabalho da FDUFMG e coordenadora da Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da UFMG.

Durante o curso de formação as participantes debateram sobre o racismo estrutural e suas sequelas. Segundo elas, situações diretamente ligadas à discriminação racial enraizada na sociedade – consequência de um processo histórico em que condições de desvantagens e privilégios a determinados grupos étnico-raciais são reproduzidos nos âmbitos políticos, econômicos, culturais e nas relações cotidianas.

No âmbito da Defensoria, o debate trouxe questionamentos como: Onde estão as pessoas negras dentro da Defensoria; quantos das colegas e dos colegas são negras e negros; qual a raça/cor das assistidas e assistidos da Defensoria.

Clique aqui e confira a primeira rodada do Curso de Formação Continuada em Gênero e Raça/Etnia.

A capacitação é promovida pela Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da Escola Superior (Esdep-MG) e tem o apoio da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG).

Rodrigo Siqueira, estagiário sob supervisão da Ascom/DPMG

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS