Raquel da Costa Dias é eleita defensora pública-geral de Minas Gerais

Por Assessoria de Comunicação em 29 de abril de 2022

Raquel da Costa Dias foi eleita nesta sexta-feira (29/4) defensora pública-geral de Minas Gerais para o biênio 2022-2024. A eleição ocorreu por meio de votação virtual, entre 8 e 18 horas. Ela obteve 623 votos, o equivalente a 93% do total. Votaram 671 de 693 defensoras e defensores públicos aptos.

Raquel da Costa Dias será a quarta mulher a ocupar o cargo mais alto da Defensoria Pública de Minas Gerais. Antes, ocuparam o posto Marlene Nery, Andréa Abritta Garzon e Christiane Neves Procópio Malard.

A defensora pública-geral eleita sucederá Gério Patrocínio Soares, que deixará o cargo em maio após dois mandatos. Na atual gestão, Raquel da Costa Dias atuou como chefe de Gabinete, tendo participado de momentos importantes no período, como a conquista de avanços na carreira da classe, a modernização tecnológica da Instituição e atuações extrajudiciais decisivas em situações de crise, como o rompimento da barragem em Brumadinho e a pandemia de Covid-19, entre outros.

Trajetória

Natural de Belo Horizonte, Raquel da Costa Dias ingressou na carreira de defensora pública em 2005, aprovada no IV Concurso de Ingresso na Carreira de membros da DPMG. Antes, atuou como oficial do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Na Defensoria Pública, exerceu a função de coordenadora local da unidade de Nova Lima, coordenadora das Defensorias de Famílias e Sucessões da Capital, assessora Jurídico-Institucional da Defensoria Pública-Geral, coordenadora de Estágio e Serviço Voluntário da DPMG e chefe de Gabinete, cargo que ocupou entre 2018 e final de março deste ano, quando se desincompatibilizou para disputar a eleição.

Raquel é formada em direito pela Faculdade Milton Campos, possui Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Assistência Jurídica, no Instituto para o Desenvolvimento Democrático – IDDE – em parceria com o Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos, sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal e, em Controle Externo, realizada pela Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo, em convênio com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.


Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS