Está disponível no canal YouTube da DPMG a segunda rodada do Curso de Formação Continuada em Gênero e Raça/Etnia

Por Assessoria de Comunicação em 29 de abril de 2022

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) já disponibiliza em seu canal no YouTube (c/defensoria) a segunda rodada do Curso de Formação Continuada em Gênero e Raça/Etnia: Uma Perspectiva Interseccional da Defensoria Pública.

A rodada aconteceu nesta sexta-feira (29/4) e finalizou o primeiro módulo do curso que trabalhou a temática, “O que significa atuar na Defensoria Pública com a perspectiva de gênero e raça/etnia: Onde estamos e para onde vamos”.

Participaram como facilitadores a presidenta Nacional do Conselho de Ouvidoria Externas das Defensoras Públicas Estaduais, Sirlene Martins; e o vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB, Alexandre Gustavo Melo. Atuou como mediadora a defensora pública Bárbara Silveira Machado, em atuação na área de Direito de Família e nos direitos da mulher em situação de violência.

Os participantes debateram os contextos históricos que refletem atualmente nas discriminações raciais, sexuais e de gênero. Também se reforçou o papel da Defensoria Mineira em debater e promover a luta contra tais práticas, que perpetuam na vida de seus diversos assistidos e assistidas.

Sirlene Martins discursou sobre o “genocídio negro”, que ocorre no Brasil desde o período escravocrata e continua mitigando a vida da população negra. Já Alexandre Gustavo apresentou uma análise sobre o regresso na luta contra a LGBTQIA+fobia, apesar do esforço feito pelo “Direito Moderno”  para virar essa chave.

Clique aqui e confira a segunda rodada do Curso de Formação Continuada em Gênero e Raça/Etnia.

O próximo módulo do curso ocorre nos dias 6 e 17 de maio.

A capacitação é promovida pela Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da Escola Superior (Esdep-MG), e tem o apoio da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG).

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS