IDENTIDADE VISUAL
A composição da marca gráfica oficial da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais – logotipo e slogan – e sua identidade visual têm o propósito de representar graficamente os valores e conceitos que caracterizam e constituem a atividade profissional da Instituição, dentre eles o de garantir o acesso à Justiça e cidadania aos vulnerabilizados, assegurando a democratização do Sistema de Justiça.
Para solicitar materiais de divulgação de eventos novos, o interessado deve, primeiro, procurar a Coordenadoria de Projetos e Convênios (CooProC) da Defensoria de Minas, que analisará a viabilidade do evento.
Peças gráficas elaboradas externamente (apoio ou parceria) devem solicitar a autorização de uso da marca gráfica junto à Administração Superior – gabinete@defensoria.mg.def.br
O arquivo a ser aplicado nas peças gráficas será enviado, por ordem do Gabinete, pela Assessoria de Comunicação e Cerimonial – Ascom/DPMG. Posteriormente, um profissional da equipe verificará e aprovará a inserção da marca, dando cumprimento à determinação de garantir a qualidade e a padronização da identidade visual.
Portanto, aplicar a marca gráfica da Defensoria Pública de Minas Gerais necessita da aprovação da Ascom/DPMG.
MANUAL DE USO DA MARCA GRÁFICA
Acesse aqui o Manual (atualizado em junho/2024)
A utilização da marca oficial da Defensoria Pública de Minas Gerais é obrigatória para a
confecção das peças processuais e demais comunicações institucionais internas e
externas, por meio de papel impresso ou digital.
Enviar e-mail para ascom@defensoria.mg.def.br , que verificará e aprovará a aplicação.
A Ascom/DPMG está à disposição para dirimir dúvidas e fornecer outras orientações sobre procedimentos operacionais de aplicação da marca gráfica.
Telefone: 31 3526 0510 / 513 / 472
E-mail: ascom@defensoria.mg.def.br
REGULAMENTAÇÃO
A assinatura gráfica institucional da Defensoria Pública de Minas Gerais está regulamentada pela Resolução 075/2012.
A resolução estabelece a responsabilidade do gerenciamento do uso da marca oficial à Ascom.
Cabe à Assessoria de Comunicação e Cerimonial da DPMG (Ascom) estabelecer ou analisar/ aprovar o padrão gráfico para os sistemas visuais utilizados pela Instituição, de forma a assegurar a correta aplicação da identidade visual nos materiais impressos, dispositivos, peças de comunicação e identificação utilizadas por todos os setores e unidades, além de gerenciar a utilização em peças elaboradas por terceiros sejam na condição de fornecedor ou a Defensoria de Minas como parceira ou apoiadora.
A atualização do Manual foi aprovada por meio da Resolução 2677/2024, publicado no Diário Oficial da Defensoria Pública do dia 21/06/2024.