O coordenador-geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas do Estado de Minas Gerais, defensor público Luís Renato Braga Arêas Pinheiro, e a defensora pública Fernanda Cristiane Fernandes Milagres, em atuação na Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, foram palestrantes do XXI Seminário Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG).
O seminário foi realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no Anexo I do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no centro de Belo Horizonte, com o tema “Inclusão: Ato e atitudes de responsabilidade, competência e humanização”.
Na palestra, Luís Renato abordou sobre os programas Inclusão Verde Mundo e Rede em Proteção, da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), em que atua como gestor. Ele é também membro da Comissão Especial do Direito das Pessoas com Deficiência da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (Anadep). A defensora pública Fernanda Milagres falou a respeito da temática “Visibilidade em relação às mulheres e meninas autistas”.
O evento contou com importantes palestras sobre a educação inclusiva, dentre os temas: A proposta de Educação Especial das APAES Mineiras; TEA na Educação Básica; Diálogos necessários entre a Legislação e a Prática Didático-Pedagógica; e Competências Básicas do Gestor Escolar.