Defensor público participa de programa sobre inclusão das pessoas com deficiência

Por Assessoria de Comunicação em 19 de setembro de 2022

Na última sexta-feira (16/9), foi ao ar o Programa Assembleia em Destaque, da TV Assembleia, com a participação do defensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, coordenador-geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas do Estado de Minas Gerais, membro da Comissão Especial do Direito das Pessoas com Deficiência da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (Anadep) e gestor do projeto “Inclusão Verde Mundo – Rede em Proteção”, da DPMG.

O programa abordou o cenário geral da inclusão das pessoas com deficiência em Minas Gerais; a necessidade de aumentar a presença delas no mercado de trabalho, como um dos focos de atuação da comissão temática do Parlamento estadual; e os desafios, como a melhoria do acesso à educação de qualidade para que essa parcela da população chegue mais preparada ao ambiente profissional. A edição evidenciou o “Setembro Verde” – mês da pessoa com deficiência – cuja busca tem sido torná-lo mês referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência.

Luis Renato explicou alguns dos motivos que levam uma pessoa com deficiência a se demitir do emprego. Segundo o defensor, as empresas não estão preparadas para receber essas pessoas, e por vezes, buscam somente o cumprimento das leis de cotas, sem a devida adequação e conscientização para melhor atender a este público.

Ele também ressaltou a importância de eventos que incluam as famílias, tendo espaço de escuta do poder público, gerando debates de qualidade que levem a encaminhamentos que possibilitem melhorias no cenário atual, assim como, a importância da atuação efetiva por parte do Estado na garantia desses direitos, e as atuações conjuntas e estratégicas da Defensoria Pública de Minas junto às demais instituições, através da rede de proteção da qual é coordenador.

Um termo será assinado entre 14 instituições do sistema de justiça de Minas para fortalecer a rede de proteção existente, incluindo a Defensoria Pública de Minas Gerais.

Clique para assistir.

Estagiária Gracieli Rocha, sob supervisão da Ascom, com informações da ALMG

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS