A defensora pública Leila de Souza Reis e o defensor público Carlos Eduardo Santos Almeida, ambos em atuação na Unidade da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) em Januária, prestaram atendimento à população no “2º Ação Mulher”, evento promovido pela Delegacia Regional de Polícia Civil de Minas Gerais em Januária.
O encontro aconteceu na tarde deste domingo (28/5), no Clube Jussara, e teve como objetivo implementar trabalhos de proteção à mulher e ações de cidadania, visando a melhoria na prestação dos serviços pela polícia judiciária aos cidadãos e a promoção de apresentações culturais.
Durante a participação, a defensora e o defensor público atuaram prestando atendimentos e orientações jurídicas nas áreas de Direito de Família e demandas envolvendo questões criminais e de execução penal, com foco na perspectiva de gênero, como idealizado pelo evento.
“É uma oportunidade da Instituição se apresentar e se aproximar da comunidade local, mostrando as possibilidades de acesso a direitos disponíveis às cidadãs e cidadãos. Ademais, esse tipo de ação promove a difusão e a conscientização dos direitos humanos e da cidadania, sem necessariamente passar pelo Poder Judiciário, demonstrando a vocação da Defensoria como agente pacificador de conflitos”, disse o defensor público Carlos Eduardo Almeida.
Além da Defensoria Pública de Minas Gerais, o evento contou com a parceria do Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Comunitário de Segurança Pública, Serviço Social do Comércio, dentre outras instituições.